Iluminação em diversos monumentos internacionais chama atenção para a trombose Divulgação / SBTH
Cristo recebe iluminação especial em ação do Dia Mundial da Trombose
Cores azul e vermellhas serão projetadas, nesta sexta-feira (13), como forma de chamar atenção sobre a importância da educação e conscientização sobre a doença
Rio – Em uma ação de conscientização que marca o Dia Mundial da Trombose, o Cristo Redentor será iluminado de azul e vermelho nesta sexta-feira (13). As cores serão exibidas em diversos monumetos internacionais para simbolizar o sangue arterial e venoso, atingidos pela doença.
A trombose venosa é caracterizada pela formação de trombos (coágulos) nas veias de qualquer parte do corpo, mas principalmente nas veias das pernas. Ela pode evoluir para uma embolia pulmonar caso o trombo se movimente pela corrente sanguínea. É a terceira maior causa de óbito entre as enfermidades cardiovasculares e pode ser evitada na grande maioria dos casos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH), no país ainda não existem dados bem fundamentados sobre a sua ocorrência na população. “Como consequência, as estratégias públicas para mitigação da doença são baseadas em estudos divulgados por outros países, que possuem perfis étnicos e socioeconômicos diferentes do brasileiro”, declara o grupo.
Ainda de acordo com a SBTH quase 300 mil brasileiros por ano são vítimas de trombose. Entre maio de 2021 e abril de 2022 foram resgistradas quase 78 mil internações nos serviços públicos em decorrência da trombose ou embolia pulmonar.
Em 2014, a Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH) instituiu o dia 13 de outubro para promover ações, eventos, campanhas de mídia e fóruns educacionais, no intuito de chamar atenção sobre o tema.
"A cada 13 de outubro, Dia Mundial da Trombose, chamamos a atenção de governantes, instituições, empresas e a população em geral para a ocorrência de trombose. Muitos casos poderiam ser evitados com ações como evitar o sedentarismo, perda de peso, alimentação adequada, não fumar, entre outros fatores",explica Joyce Aniquino, presidente da SBTH.
Em novembro de 2023, sob o lema “A Vida Deve Fluir”, a SBTH ainda deve promover um jantar beneficiente para instituições, especialistas e artistas. O evento vai acontecer em São Paulo, no hotel Rosewood.
*Reportagem da estagiária Bruna Bittar, sob supervisão de Iuri Cursini
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.