Professor Evanildo Cavalcante Bechara, de 95 anosReprodução

Rio - Membro da Academia Brasileira de Letras, o filólogo e escritor Evanildo Bechara, de 95 anos, foi homenageado pelo Instituto de Letras da Uerj com a inauguração de um espaço multimídia que leva seu nome. A cerimônia de inauguração ocorreu no último dia 9, e o professor emérito da instituição foi representado por seu filho, Evaldo Bechara.
O espaço foi viabilizado pelo Laboratório de Estudos em Gramática & Discurso, por meio de um edital da Faperj, que oferece apoio à infraestrutura e à pesquisa nas universidades estaduais do Rio de Janeiro. O local pode ser utilizado por toda a comunidade acadêmica para estudos, aulas, conferências, reuniões.
Trajetória
Evanildo Cavalcante Bechara nasceu no Recife (PE), em 26 de fevereiro de 1928. Autor de dezenas de livros, ele é considerado o maior filólogo e gramático do Brasil.
Ex-professor do Colégio Pedro II, Bechara é membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra; professor-titular e emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF); titular da cadeira nº 16 da Academia Brasileira de Filologia, e da cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras.