Rio - A chuva que tem persistido na cidade dará uma pequena trégua até terça-feira (16). Apesar disso, os próximos dias seguirão com tempo instável e nublado na cidade, de acordo com o Sistema Alerta Rio. Na manhã deste domingo (15), por volta de 11h30, o município retornou ao estágio de normalidade, devido à ausência de previsão de chuva moderada nas próximas 3 horas.
Ainda no decorrer do dia, o céu vai estar com nebulosidade variada e não há previsão de chuva. No período da tarde, há possibilidade de rajadas fortes de vento, podendo atingir até 76 km/h. Já as temperaturas vão estar entre a máxima de 28°C, com mínima de 17°C.
fotogaleria
Previsão do tempo
Nesta segunda-feira (16), o céu estará parcialmente nublado, e não há previsão de chuva. As temperaturas começarão a subir, com uma máxima prevista de 31°C e uma mínima de 18°C, e ventos moderados atuarão sobre a cidade.
Já na terça-feira (17), áreas de instabilidade influenciam o tempo, e há ocorrência de pancadas de chuva moderada a partir da noite, acompanhadas de rajadas de vento moderadas a forte, com velocidades de até 76 km/h. A chuva poderá atingir até 10 mm/h, em pelo menos um ponto da cidade. Os termômetros devem registrar a máxima de 35°C, com uma mínima de 19°C.
Na quarta-feira (18), o tempo permanecerá instável devido à passagem de uma frente fria, por isso, as temperaturas começarão a cair, com uma máxima de 29°C e uma mínima de 18°C. A previsão indica a ocorrência de chuvas moderadas a qualquer momento, podendo ultrapassar 10 mm/h em pelo menos um local da cidade, e os ventos estarão moderados a fortes.
Para quinta-feira (19), o céu ainda estará nublado e encoberto. De acordo com o Alerta Rio, devido à presença de ventos úmidos, devem ocorrer chuvas fracas e moderadas, de forma isolada, durante os períodos da madrugada até a manhã, podendo atingir aproximadamente 5 mm/h, em pelo menos um ponto da cidade. As temperaturas continuarão em queda, com a máxima prevista para atingir 26°C e uma mínima de 16°C.
Efeito das chuvas
Durante a madrugada deste domingo (15), a cidade retornou ao Estágio de Mobilização devido à redução dos acumulados de chuva em 24 horas e sem previsão de intensificação.
O município estava em Estágio de Atenção desde às 12h45 deste sábado (14), devido à grande quantidade de chuva, acima de 150 mm/24h, na Rocinha e ao acionamento de sirenes na comunidade, segundo o Centro de Operações (COR).
De acordo com o Centro de Operações Rio, foram registradas 33 ocorrências, incluindo a queda de uma árvore no bairro de Itanhangá, na Zona Oeste, que bloqueou parcialmente a Estrada de Jacarepaguá, no trecho próximo ao número 1636, no sentido Alto da Boa Vista. Já no Jardim Botânico, uma árvore caiu sobre um poste na Rua Pacheco Leão, na Zona Sul, deixando os moradores da região sem energia elétrica, e interditando o trecho da pista na altura da Estrada da Vista Chinesa. A Comlurb e a CET-Rio já liberaram a via, assim como em Copacabana, Santa Teresa, Cosme Velho, Recreio e Barra da Tijuca que estavam com os trechos bloqueados.
Em alguns pontos do Rio de Janeiro, houve acúmulo de água nas regiões da Lagoa, Jacarepaguá e Guaratiba.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.