Sétimo voo com brasileiros resgatados de Israel chega ao Rio neste sábado (21)Divulgação/FAB

Rio- A sétima aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com 66 brasileiros que estavam em Israel pousou na manhã deste sábado (21), no Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador. Estavam a bordo do KC-390 Millennium, 69 passageiros e nove animais domésticos, entre eles estavam também três bolivianas, uma mãe e duas filhas, sendo a primeira vez que a 'Operação Voltando em Paz' traz cidadãos de outro país sul-americano.

O avião decolou de Tel Aviv, em Israel, na tarde de sexta-feira (20), por volta do meio-dia, no horário de Brasília, com destino ao Rio. De acordo com o Governo Federal, "o auxílio à nação vizinha se tornou possível nesse voo após o atestado de não comparecimento de brasileiros que estavam na lista".
A previsão é de que neste domingo (22) mais um voo decole de Tel-Aviv com destino ao Brasil trazendo mais nacionais. Até o momento, já são 1.201 brasileiros resgatados desde o início da guerra no Oriente Médio e 44 pets. Na madruga desta quinta-feira (19), aterrissou no capital carioca às 3h, com 219 passageiros. Também já houve desembarques em Brasília, Recife e São Paulo.
Desde o começo do conflito entre Israel e Hamas, em 7 de outubro, o Governo Federal criou um gabinete de crise. As embaixadas do Brasil em Tel Aviv, em Israel, Cairo no Egito, e o Escritório de Representação em Ramala, na Palestina, foram acionados. Um avião da FAB aguarda autorização no Cairo, capital do Egito, para retirar da zona de guerra cerca de 30 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Ainda não há acordo para retirada deles.