Rio - As fortes chuvas que atingiram Teresópolis, na Região Serrana do Rio, no final da tarde desta terça-feira (31), provocaram o desmoronamento de um imóvel no bairro Pimentel, deixou ruas alagadas e as principais vias de acesso ao município interditadas. De acordo com a Defesa Civil de Teresópolis, sete adultos e quatro crianças ficaram desalojados. A cidade está em estágio de atenção e, até o momento, não há informação de feridos.
fotogaleria
A concessionária Eco Rio Minas informou que a serra Rio-Teresópolis (BR-116) foi interditada devido a deslizamentos de terra no km 107, sentido Teresópolis, e no km 93, sentido Rio.
Até o momento, a Defesa Civil já calcula dois desabamentos, um alagamento em residência, uma queda de árvore próximo à rodoviária da cidade, um rompimento de manilha, um deslizamento de terra que atingiu uma garagem e pelo menos cinco quedas de muros e barreiras.
Houve transbordo do Rio Paquequer nos bairros Parque do Ingá e Barroso; Carlos Guinle; Soberbo; Alto; Nossa Senhora de Fátima; Bom Retiro; Várzea e Agriões.
Veja vídeos:
Teresópolis chove muito, neste momento a serra Rio x Teresópolis está fechada pic.twitter.com/wCxMCWu45b
Por causa dos alagementos, os ônibus do município também ficaram suspensos, causando transtornos para quem tentava voltar para casa. A Viação Dedo de Deus suspendeu temporariamente a circulação das linhas. "O setor de operações está monitorando a situação das ruas para o retorno da circulação dos ônibus tão logo haja condições de tráfego e segurança", informou.
A Defesa Civil pediu para que a população fique atenta aos alertas via SMS e sirenes. Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 199 ou entrar em contato com a Defesa Civil no WhatsApp (21) 2742-7025.
Petrópolis
Petrópolis, município vizinho à Teresópolis, também está em estágio de atenção. A Defesa Civil do município contabilizou cinco registros de ocorrências até às 18h desta terça-feira (31) por conta das chuvas. Todas as ocorrências registradas foram sem gravidade e não houve vítimas.
Confira o balanço atualizado dos registros de ocorrências em função das chuvas em Petrópolis: - 01 registro de ocorrência de queda de árvore - bairro: Itaipava - 01 registro de ocorrência de queda de muro - bairro: Carangola - 01 registro de ocorrência de deslizamento sem atingir imóvel - bairro: Retiro - 01 registro de ocorrência de deslizamento atingindo imóvel - bairro: Quissamã - 01 registro de ocorrência de rolamento de bloco - bairro: Samambaia
A Defesa Civil também fez o acionamento da sirene do Centro Histórico de Petrópolis para risco de inundação, devido a núcleos de chuva forte que atuam no primeiro distrito da cidade.
Em caso de emergência, ligue 199. A Defesa Civil segue monitorando as condições do tempo e pode emitir alertas a qualquer momento.
Chuvas no estado
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros monitoram as precipitações em todo o estado. Os Bombeiros do Rio atenderam mais de 30 ocorrências relacionadas às chuvas nas últimas horas, em todo o território fluminense.
A Defesa Civil estadual informou que agentes estão em contato permanente com as prefeituras, dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal - o que ainda não aconteceu.
Monitoramento
O Centro estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) acompanha as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos e envia alertas para os municípios.
Até o momento, é considerado alto o risco hidrológico/geológico em Teresópolis, na Região Serrana, com alerta de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Houve orientação para mobilização e acionamento de sirenes nos dois municípios.
Previsão
A previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva moderada a forte em todo estado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.