Enem ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembroDivulgação/Inep

Rio - Às vésperas da final da Libertadores, a partida entre Fluminense e Boca Juniors neste sábado (04), no estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio, está deixando o clima entre a torcida tricolor com expectativa pela vitória contra o time argentino. Além disso, no domingo (05), será aplicada a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os estudantes que torcem para o time carioca estão lidando com o nervosismo e a ansiedade em dose dupla neste fim de semana, já que a prova representa um desafio para muitos jovens que querem conquistar a tão sonhada vaga na universidade.
A estudante Luiza Cardoso Maciel, de 17 anos, vai assistir à final diretamente da torcida no Maracanã, assim como vem acompanhando o clube do coração durante todo o campeonato. No dia seguinte ela fará o exame pela primeira vez, pois pretende cursar história e vem se preparando para a prova há mais de um ano.

"A expectativa para o jogo é muito alta, especialmente por ter acompanhado os jogos da Libertadores. Estou tentando não ficar tão ansiosa para não prejudicar meu desempenho na prova, estou tentando conciliar os estudos com a ansiedade pelo jogo. Se o Fluminense perder, o baque será enorme, mas se ganhar, acredito que vou me sair muito bem na prova", declarou a torcedora.
Luiza ainda relata como se sente com a proximidade de dois eventos importantes para ela: "O que me guia em relação ao futebol é o sentimento, então é muito difícil conciliar a razão com a emoção em um momento como este, além da expectativa de ser aprovada no vestibular e entrar na faculdade, o que é a realização de um sonho", disse a adolescente.

A psicóloga Luana Menezes explica que é importante trabalhar as expectativas tanto para o Enem quanto para o jogo. “Então, com relação à prova, o mais importante é aproveitar o processo de estudo e se autoanalisar quanto à sua dedicação e preparo para a prova, lembrando que pode dar o seu melhor e que não tendo o resultado esperado, haverá outras chances de tentar novamente. Quanto ao resultado do jogo, o mais importante também é o jogo em si, a dedicação do time, da torcida, que precisa apoiar o time em qualquer momento, seja ele favorável ou não, uma vez que já merecem ser reconhecidos como vitoriosos por chegarem à final”, disse a especialista.

“O equilíbrio entre estudo e lazer é fundamental. A prova do vestibular exige o acúmulo de conhecimento que se aprendeu ao longo do ensino médio, então, é importante se permitir relaxar na véspera, pois a ansiedade e preocupação elevada atrapalham no momento da prova. Porém, é importante descansar para se sentir disposto(a) para fazê-la. Curtir o jogo pode fazer bem, pois pode ser um momento de descontração, sabendo lidar com possível derrota. O descanso é fundamental para manter o foco para a prova no dia seguinte”, afirmou.

Única tricolor de uma família rubro-negra, Isabelle Mendes Meirelles, de 18 anos, conta que se apaixonou pelo time desde a infância e acredita que o resultado do jogo certamente afetará seu desempenho no vestibular, que é sua terceira tentativa, mas desta vez é para valer. Nos anos anteriores, a jovem fez como "treineira" para adquirir mais experiência na avaliação, utilizando simulados e contando com o auxílio de seus professores tem se preparado para ingressar no ensino superior e estudar Relações Exteriores.

"A ansiedade já está presente, e talvez este seja o final de semana mais importante da minha vida até agora, tanto por causa do jogo, que é minha paixão, como pelo Enem, que vai definir meu futuro a partir de agora. Com um resultado positivo, farei a prova com mais leveza, mas se for negativo, talvez a prova seja mais triste. Os sentimentos que tudo isso provoca são inevitáveis", afirmou a aluna.

"Eu acho que não vai ser um jogo fácil e será emocionante, os dois times darão o melhor de si. Mas, acredito muito na vitória do Fluminense e minhas expectativas estão muito altas", comentou.

Maria Eduarda Olímpio, de 17 anos, também espera a vitória do time carioca. Ela é tricolor desde a infância e sempre acompanhou os jogos com seu pai. Desta vez, não será diferente, pois ela também vai assistir à partida no estádio e conta como pretende celebrar e se preparar para a prova: "Dependendo do resultado, vou comemorar, mas sempre com responsabilidade, sabendo a hora de voltar para casa e descansar o suficiente para a prova no dia seguinte, já que exige muito esforço e bem-estar psicológico. Estou trabalhando na ideia de que o pior também pode acontecer, o que é normal, e não vou permitir que esses pensamentos dominem na hora da prova. Vou tentar me concentrar bem e separar as duas coisas, pois a prova é igualmente importante para o meu futuro", relatou a jovem.

A especialista em saúde mental ainda deu dicas importantes para não exagerar na comemoração: “se alimente de comidas leves para evitar mal-estar; se hidrate, beba bastante água porque também ajuda a reduzir a ansiedade; durma cedo para ter disposição; deixe todo o material e documentos já separados para o dia seguinte”, Menezes.

Para controlar a irritação, caso o time não leve o título, Luana recomenda: “É bom evitar ver mensagens nas redes sociais que podem irritar ainda mais e evitar se estressar com as pessoas que tiverem lhe zoando. Se estiver difícil de lidar, se afaste, mas o ideal é trabalhar os seus sentimentos procurando entender que faz parte do jogo a perda, na qual a zoação faz parte, e aceitar a derrota. Outro aspecto importante é se lembrar dos feitos do time, reconhecendo e valorizando seu mérito de ter chegado aonde chegou. Centrar sua energia para a prova reconhecendo também as suas atitudes e preparo para o vestibular”, destaca.

O duelo
A disputa entre Fluminense e Boca Juniors está marcada para começar às 17h, no estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio. O jogo representa um dia histórico para o Tricolor, que busca o primeiro título da Libertadores. Já para o Boca, um dos clubes mais temidos da América do Sul, está em jogo a conquista de mais um de seus muitos títulos. A última vez que as equipes se encontraram em campo foi em 2008.

Para a decisão, a Conmebol destinou 20 mil ingressos ao Tricolor, que já estão esgotados. Além disso, um telão foi montado na Cinelândia pelo Fluminense, com o apoio da prefeitura do Rio, para abrigar outra parte dos tricolores. Os torcedores do Boca Juniors terão uma estrutura montada no sambódromo para acompanhar a final.

A Prefeitura do Rio montou um esquema especial para o jogo e outros grandes eventos neste final de semana, seguindo o exemplo do modelo adotado na Copa do Mundo de 2014. Isso inclui a interdição de vias no entorno do estádio, nos bairros próximos, e o reforço do esquema de segurança devido ao fluxo de deslocamento dos torcedores.

Prova do Enem
As provas do Enem 2023 ocorrem em dois dias em todo o Brasil, nos dias 5 e 12 de novembro. Os testes serão aplicados em 52 municípios do estado do Rio de Janeiro. No estado do Rio, há 595 locais de prova e 9.224 salas de aplicação. Os candidatos responderam a 180 questões divididas em áreas de conhecimento, tais como linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação, com base no tema proposto pelo Inep.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste ano, 282.313 pessoas estão inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no estado do Rio. Esse número representa 7,2% do total de mais de 3,9 milhões de inscritos em todo o Brasil.

O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Instituído em 1998, o Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no país. As notas do exame podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para solicitar financiamento e apoio estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para participar do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Além disso, os jovens que ainda não concluíram o ensino médio, podem participar como forma de treinamento, e os resultados no exame servem para a autoavaliação de conhecimentos.

Mais informações relacionadas ao exame, desde a inscrição até os resultados, podem ser conferidas pelo site do Inep através do Sistema Enem.  
 
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.