Comlurb atuou na limpeza da cidadeDivulgação

Rio -  A Comlurb finalizou uma operação de limpeza durante os eventos do feriadão e removeram no total 76,9 toneladas de resíduos. Os locais da ação foram nos arredores do Maracanã, na Zona Norte, Copacabana, na Zona Sul, Grande Centro e no entorno do Estádio Nilton Santos. 

Na final da Libertadores no Maracanã, neste sábado (4), foram removidas 19.1 ton de resíduos da área externa, incluindo as vias de acesso e o calçadão em volta do estádio. A operação limpeza contou com 168 garis e 16 supervisores de serviço, que atuaram com o apoio de caminhões compactadores, pipas d'água, mini-varredeiras e varredeiras de médio e grande porte. A área externa do estádio recebeu 160 contêineres, sendo 120 de 240 litros e 40 de 1.200 litros e a reposição de 30 papeleiras para o descarte de lixo de forma adequada.
Na Fan Zone, a Comlurb removeu cerca de 13.6 ton no ponto de encontro de torcedores em Copacabana. Os trabalhos de limpeza foram executados por 60 garis, que contaram com o apoio de 12 veículos e equipamentos sendo: um caminhão compactador; duas pipa d'água e uma van motobomba para lavagem da Avenida Atlântica e dos calçadões com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito de sódio; duas varredeiras de médio porte; uma varredeira de grande porte; cinco tratores de limpeza de praia, e uma mini máquina de peneiramento de areia.
No local, fram disponibilizados 400 contêineres de 240 litros na faixa de areia e no calçadão, para garantir o descarte adequado de resíduos pelos frequentadores. Toda a extensão da Praia de Copacabana teve operação especial da Comlurb.

Grande Centro
A Comlurb removeu cerca de 11.2 ton de resíduos nos locais onde houve concentração de torcedores, pontos de hospedagem e estacionamento dos torcedores argentinos. Foram mobilizados 120 garis que contaram com o apoio de 14 veículos, sendo duas varredeiras de médio porte, quatro caminhões compactadores, quatro caminhões-pipa e quatro vans motobombas para limpeza das vias com água de reuso.

Show do Red Hot Chili Peppers
A Comlurb encerrou o serviço de limpeza e remoção de resíduos no entorno do Estádio Nilton Santos, o Engenhão, após o show da banda californiana Red Hot Chili Peppers. Foram removidas 2,5 toneladas de resíduos da área externa, incluindo as vias de acesso.
A Companhia pôs em prática um planejamento operacional de limpeza, que contou com 102 garis e 13 agentes de limpeza urbana, que trabalharam com apoio de três caminhões compactadores e um tipo satélite para remoção dos resíduos; duas minivarredeiras, uma varredeira de médio porte e duas varredeiras de grande porte para auxiliar no serviço de varrição; dois caminhões-pipa para lavagem das vias com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito de sódio; e 40 contêineres de 240 litros para garantir o descarte adequado dos resíduos pelo público.

Locais com planos de contingência
A Comlurb contou ainda com 98 garis de prontidão que atuaram em locais de aglomeração no feriadão por conta da comemoração de torcedores após a partida entre Fluminense e Boca Juniors, shows pela cidade, além de aumento de visitantes nos pontos turísticos e praias. Foram removidas 30,5 ton de resíduos.
Entre essas áreas estão: Laranjeiras, sede do Fluminense; Jockey Club Brasileiro (com shows, inclusive do cantor Roberto Carlos); Praça Santos Dumont e Baixo Gávea; polo gastronômico da Tijuca, junto à Praça Varnhagen; Boulevard Olímpico, ponto de encontro de torcidas, e Lapa. A Companhia contou com o apoio de 26 veículos e equipamentos, sendo sete caminhões compactadores, duas varredeiras de grande porte, três varredeiras de médio porte, sete caminhões-pipa e sete vans motobomba.
Com hotéis já registrando taxas altas de ocupação, as praias da cidade receberam um reforço do Praia Limpa. A Comlurb incrementou a quantidade de garis em todos os 56 quilômetros de praias da cidade, incluindo Paquetá, nos dois turnos, sendo o último deles durante a noite/madrugada.

São 260 garis, que contam com o apoio de 37 equipamentos. Entre os equipamentos utilizados estão os novos tratores de praia com implemento traseiro para o peneiramento de areia, que fazem uma higienização mais profunda, reduzindo ainda mais as impurezas, chegando a alcançar 20 centímetros de profundidade.
Também as novas mini máquinas de peneiramento para garantir a limpeza em trechos onde os tratores não chegam. Foram distribuídos novos contêineres em toda a orla.