Agentes fazem ação para combater esquema de lavagem de dinheiro Divulgação / Polícia Federal

Rio - A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira (16), a segunda fase da operação Tamoios, que visava combater um esquema de lavagem de dinheiro com origem no tráfico internacional de drogas. Um veículo de luxo blindado foi apreendido na residência do principal alvo da ação, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
De acordo com a PF, cerca de 50 agentes cumpriram oito mandados de busca e apreensão e sete com medidas cautelares, em endereços na capital do estado e em Nilópolis, na Região Metropolitana. Além disso, a justiça federal determinou o bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens móveis e imóveis no valor de até R$ 126 milhões.
Através das quebras de sigilos bancários e fiscais, foi confirmado pelos policiais a aquisição de diversos bens em nome de terceiros pela quadrilha. Os investigados não teriam capacidade financeira e documentação fiscal que pudessem esclarecer a origem dos valores empregados na compra.
Entre os itens sequestrados pelos suspeitos estão dois apartamentos de luxo localizados em frente à praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, uma casa em Angra dos Reis, na Costa Verde, automóveis e motos aquáticas.
Esta etapa foi a continuação da ação realizada em agosto de 2021, que investigou traficantes internacionais que transportavam cocaína do Rio de Janeiro até Vitória, no Espírito Santo. Os entorpecentes eram acoplados, através de pequenas embarcações pesqueiras com o apoio de mergulhadores profissionais, em cascos de navios com destino à Europa.
Os bens e documentos apreendidos de interesse da investigação foram encaminhados à Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro.