Série documental sobre Benedita da Silva será lançada no RioDivulgação
Idealizada pelos jornalistas e produtores Eduardo Bahia e George Pacífico, com produção da Duozz Filmes, a série é dividida em cinco episódios que narram aspectos marcantes da vida da ex-senadora e ex-governadora. O racismo é um dos pontos centrais das histórias contadas pela própria Benedita, além de familiares, assessores, ativistas e personalidades políticas.
Os episódios trazem histórias inéditas para o público sobre a vida de Benedita e também bastidores de fatos importantes da sua passagem pelo governo do estado do Rio, por exemplo. Outros temas como a vida no Morro do Chapéu Mangueira, no Leme, onde iniciou sua carreira política, e o assassinato de Marielle Franco também estão presentes na produção.
"A série tem como fio condutor a força da voz da Benedita. É uma voz que ecoa há mais de quarenta anos, denunciando a violência contra o povo preto das favelas do Rio de Janeiro e que ganhou destaque mundial. É uma produção que consegue mostrar o quanto a voz da Bené é atual e necessária nesses tempos tão difíceis no nosso país", destaca Eduardo Bahia, que assina a produção-executiva.
Para o diretor da série, George Pacífico, a obra tem como objetivo contribuir com os debates sobre o racismo e incentivar a participação de jovens negros nos espaços de poder. "Benedita tem uma história inspiradora e que precisa ser mais conhecida. O que fizemos foi apresentar alguns poucos momentos dessa trajetória para eles que sirvam de estímulo para todos que queiram compreender o processo histórico de silenciamento do povo preto", afirma o jornalista.
O lançamento da série, com exibição especial dos cinco episódios para convidados, vai acontecer no dia 27, às 19h. no cinema Estação Net Rio, em Botafogo, na Zona Sul. O conteúdo estará disponível para o público dias depois da estreia no site da produtora.