Publicado 22/02/2024 13:58
Rio - Um verdadeiro herói. O auxiliar de logística Marcos Vinícius de Souza Vasconcelos, de 20 anos, salvou uma família que estava prestes a ser arrastada pela correnteza da enchente em Comendador Soares, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na noite de quarta-feira (21). O rapaz retirou as gêmeas de 1 ano e a mãe de um carro. Logo após o resgate, o veículo foi levado pela água. Em entrevista ao 'Bom dia Rio', da TV Globo, Marcos disse que fez o que tinha que ser feito e que não pensou duas vezes antes de salvar a família.
"Não pensei duas vezes, só fui salvar a família, todo mundo estava falando que tinha criança dentro do carro, então eu só agi. Quando vi que o carro se aproximou e ficou numa distância boa, eu consegui colocar um pé no carro, o outro no ônibus e ajudar a senhora que estava com as duas filhas. Ela abriu a porta, eu puxei as crianças e passei para o pessoal do ônibus. Quando ela pisou fora do carro, eu segurei e puxei ela pro ônibus também. Ela me agradeceu muito, disse que não tinha palavras pelo o que eu fiz e que me devia a vida, mas eu falei pra ela que só fiz o que tinha que ser feito", disse.
Marcos saiu do trabalho em São João de Meriti, também na Baixada, e passava de ônibus na Rua Ministro Lafaiete de Andrade, em Comendador Soares, quando viu o carro preso na enxurrada. Funcionários de uma academia alertaram Marcos sobre uma família que estava dentro do veículo. Inicialmente, o trajeto normal do ônibus é pela Via Light. No entanto, estava completamente alagada e o motorista optou por desviar.
Em imagens compartilhadas nas redes sociais, Marcos pega as duas meninas pela janela enquanto apoia um pé no ônibus e o outro no pneu do carro. Em seguida, o rapaz ajuda a mãe a sair e subir no ônibus. Logo após o resgate, o veículo é levado pela enxurrada. "Em questão de segundos, elas poderiam ter sido levadas. Pensei isso por um bom tempo. Por questões de segundos não aconteceu uma tragédia", disse.
O reencontro com a família aconteceu na tarde desta quinta-feira (22). Pelas redes sociais, Marcos, que já conta com mais de 100 mil seguidores, publicou um vídeo ao lado dos pais das gêmeas. "Olha com quem eu estou aqui", diz ele. Em seguida, a mulher agradece: "Esse é o meu anjo, salvou a minha vida. Deus enviou ele pra salvar minha vida e a das minhas filhas".
Na foto publicada com os pais das meninas, o jovem escreveu: "Um reencontro que enche meu peito de emoção, estou muito grato de ter a oportunidade de rever essa família com saúde e segura".
Nas redes sociais, o rapaz já é considerado um herói. O gesto de Marcos em salvar a família que seria carregada pela enchente viralizou na internet. O jovem retirou duas bebês gêmeas de um ano e a mãe das meninas de um carro que estava sendo arrastado pela água. "Parabéns pela coragem e esforço", escreveu um. "Menino iluminado! Sua atitude nos faz acreditar em um mundo melhor!", disse outro.
O secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Leandro Sampaio Monteiro, também usou as redes sociais para parabenizar Marcos.
"Quero parabenizar o jovem que fez um resgate ainda pouco no município de Nova Iguaçu. O rapaz arriscou sua vida se equilibrando num ônibus para resgatar uma família que estava presa num veículo, que logo após o resgate, foi levado pela correnteza. Herói! Herói! Herói!", escreveu.
"Quero parabenizar o jovem que fez um resgate ainda pouco no município de Nova Iguaçu. O rapaz arriscou sua vida se equilibrando num ônibus para resgatar uma família que estava presa num veículo, que logo após o resgate, foi levado pela correnteza. Herói! Herói! Herói!", escreveu.
Casa alagada
Quando chegou em casa, o temporal também tinha deixado estragos. Uma das famílias afetadas pela forte chuva que atingiu a Baixada Fluminense foi a do jovem. Através das redes sociais, Marcos mostrou que precisou levantar alguns móveis para tentar salvá-los e limpar a residência que estava tomada pela água. Em um vídeo, ele mostra a altura da água no terreno.
O jovem criou uma vaquinha para conseguir comprar os móveis perdidos pela família durante o temporal. Inicialmente, a meta era de R$ 12 mil, no entanto, o rapaz já arrecadou mais de R$ 35 mil com cerca de mil contribuições.
Durante a madrugada, o rapaz mostrou a casa com lama e os móveis levantados. "Depois de um dia desse, olha como está o quintal da minha tia. Tudo alagado. Está tudo para o alto, mas Deus sabe das coisas", disse no vídeo. Às 4h da manhã, Marcos voltou a filmar a residência da família e diz: "Quase acabando, até que enfim".
Após as fortes chuvas que atingiram o estado do Rio nesta quarta-feira (21), três pessoas morreram, entre elas uma criança de 2 anos, durante desabamentos que aconteceram em Japeri, na Baixada, e em Barra do Piraí, no Sul Fluminense.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.