PM reforça policiamento no Morro dos MacacosReprodução / @pmerj
Publicado 21/04/2024 14:38
Rio - A Polícia Militar reforçou a segurança no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, na manhã deste domingo (21), após um intenso tiroteio que aconteceu na noite do sábado (20). Segundo relatos de moradores, o confronto, que começou por volta das 20h, aconteceu entre traficantes de facções rivais que disputam o controle da região. Até o momento, não houve registro de presos ou feridos.
Publicidade
De acordo com a corporação, Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro dos Macacos, com apoio de blindados, realizam patrulhamentos em pontos estratégicos na comunidade. Ainda no sábado, militares foram alvos de disparos por parte dos bandidos e houve troca de tiros. Em vídeo publicado nas redes sociais, é possível escutar um intenso tiroteio que aconteceu no início da noite.
Veja o vídeo
Há meses, a comunidade vem sofrendo com constantes confrontos entre traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP), que comandam a região, e criminosos do Comando Vermelho (CV), que teriam interesse em expandir o controle do grupo para o local.
"Fiquei apavorado. O tiroteio começou por volta das 20h e pouco depois faltou luz. Ficou direto até às 21h, depois dava uma trégua e recomeçava tudo. Dava até para escutar os bandidos gritando", relatou um morador que preferiu não ser identificado.
Ainda de acordo com moradores, um transformador teria sido atingido durante o confronto, afetando a distribuição de energia no local. Em nota, a Light informou que o equipamento será substituído e uma equipe está na região para normalizar o serviço, mas ainda não há uma previsão por se tratar de um trabalho de alta complexidade. 
Nas redes sociais, internautas registraram os momentos de tensão durante o confronto. "Escutei uma explosão de duas granadas", comentou um residente. "Um tiro acertou o meu quarto", postou uma outra moradora, colocando a foto de um buraco de bala no alto da parede.
Uma usuária ainda aproveitou o momento para desabafar sobre a situação. "Não temos mais paz! E o pior, não sabemos mais se é seguro ficar dentro de casa, ou se é melhor estar na rua no momento dos tiros. Em qualquer hora, não temos mais paz", lamentou.
A Light, empresa responsável pela distribuição de energia na capital, ainda não respondeu sobre o transformador que teria sido atingido. O espaço segue aberto para manifestação.
Guerra de facções no Morro dos Macacos
Desde janeiro deste ano, o Morro dos Macacos enfrenta confrontos entre traficantes. No dia 6 de janeiro, pelo menos três suspeitos ficaram feridos após uma tentativa de invasão de criminosos do Comando Vermelho de Manguinhos e do Morro do São João à comunidade.
Em março, um sargento da Polícia Militar foi baleado durante um tiroteio no Morro dos Macacos. Na ocasião, equipes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região faziam uma operação na comunidade, por conta de um intenso confronto entre traficantes rivais. Em meio aos disparos, o policial militar, que não teve a identidade revelada, acabou sendo atingido e socorrido por militares.
Já no início de abril, três pessoas morreram durante mais uma tentativa de invasão de bandidos do CV da comunidade São João, no Engenho Novo, também Zona Norte. No interior da comunidade, duas pessoas, identificadas como Ítalo Bruno do Carmo, 21 anos, e de João Victor de Oliveira Soares, 19, morreram. Já nos arredores, André Oliveira Vieira, de 41 anos, foi atingido por tiros na Rua Souza Franco e morreu no local.
Leia mais