Publicado 14/11/2024 12:27 | Atualizado 14/11/2024 15:02
Rio – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou, nesta quinta-feira (14), uma fiscalização na área de concessão da companhia de energia Enel. O objetivo é avaliar as causas dos apagões que afetaram Niterói, São Gonçalo e Magé, na Região Metropolitana, nos últimos dias.
PublicidadeA inspeção também vai apurar ações emergenciais adotadas para minimizar os transtornos aos consumidores, a extensão das interrupções e o desempenho no restabelecimento do serviço. "O trabalho é realizado a partir das normas estabelecidas pela Agência, baseadas nos contratos de concessão", disse a empresa, em nota.
A Enel, que atende 66 municípios em todo o estado do Rio, afirmou que durante o apagão, "manteve diálogo com diversas autoridades, incluindo a agência reguladora e representantes dos municípios em que a empresa atua, para fornecer informações atualizadas sobre o plano de atuação e a recuperação do serviço". Ela também ressaltou que "permanece à disposição dos órgãos reguladores para prestar todas as informações solicitadas" e que "cumpre rigorosamente os indicadores previstos em seu contrato de concessão".
Queda de energia
Moradores de diversos bairros das cidades de Niterói, São Gonçalo, Magé e Maricá relataram falta de luz na última terça-feira (12). Segundo explicou a Enel em comunicado, o transtorno aconteceu por causa de uma ocorrência com origem na subestação da distribuidora em Alcântara.
O fornecimento de energia só foi totalmente normalizado no início da noite desta quarta-feira (13). Segundo a concessionária, um efetivo de 60 equipes atuou para concluir o reparo.
Ainda na madrugada de quarta-feira, um outro problema afetou a linha de distribuição de alta tensão que abastece parte dos sistemas de Niterói e São Gonçalo. Este segundo incidente foi solucionada no fim da manhã do mesmo dia.
O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, reforça que o fornecimento de energia elétrica é um direito fundamental e deve ser garantido de forma adequada, eficiente e contínua. "Em situações de falhas no serviço, é essencial que os consumidores conheçam seus direitos e saibam como buscar reparação. A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e o Procon estão à disposição para assegurar que esses direitos sejam respeitados", disse.
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