Rio - Um apagão de grandes proporções atingiu moradores de diversos bairros de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana, no início da tarde desta terça-feira (12). Segundo relatos, há falta de luz no Centro, Fonseca, Icaraí e Charitas, em Niterói. Em São Gonçalo, os bairros de Alcântara, Jardim Alcântara, Barro Vermelho, Rocha e Vila Lage foram afetados. Em Maricá, há relatos de problemas em Inoã e Itaipuaçu.
Um vídeo compartilhado nas redes mostra uma fumaça saindo da subestação onde militares do Corpo de Bombeiros atuam desde o início da tarde. Nas redes sociais, moradores afetados pela queda de luz pediram explicações para a concessionária Enel, responsável pelo fornecimento de energia na região.
Veja o vídeo:
Subestação de energia da Enel em Alcântara pega fogo no início da tarde desta terça-feira (12), causando falta de luz em diversos bairros de Niterói, São Gonçalo e Maricá
"Centro de Niterói sem luz. Não está ventando e nem chovendo. Qual a desculpa da Enel dessa vez?", questionou uma usuária do X, antigo Twitter.
Outros pontuaram que a situação é pior pelo clima quente registrado em quase todo o estado nesta terça — a máxima registrada em Niterói durante o dia foi de 36°C, com sensação térmica de 40°C.
Em nota, a Enel Rio informou que uma ocorrência com origem na subestação da distribuidora em Alcântara impactou o fornecimento de energia de alguns clientes nas cidades de Niterói, São Gonçalo e Maricá. Até às 21h desta terça-feira, o serviço havia sido normalizado para 73% dos afetados.
"Técnicos da distribuidora estão atuando para realizar manobras remotas na rede elétrica e reduzir o número de clientes afetados, bem como realizar os reparos necessários na subestação", informou a empresa. A causa do acidente e o prazo para regularização não foram informados.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.