Publicado 12/02/2025 15:56 | Atualizado 12/02/2025 19:53
Rio - Imagens do interior da fábrica de tecidos Maximus Confecções, localizada em Ramos, na Zona Norte do Rio, revelam o rastro de destruição causado pelo incêndio de grandes proporções que atingiu o local nesta quarta-feira (12), deixando 21 feridos.
PublicidadeA fábrica, que operava de forma irregular junto ao Corpo de Bombeiros, era responsável pela produção de fantasias para escolas da Série Ouro do Carnaval. Um vídeo publicado nas redes sociais da própria Maximus mostra como era o ambiente antes da tragédia, repleto de máquinas e trabalhadores de diferentes idades.
Veja o antes e depois
O incidente começou por volta das 7h30 e chamou atenção pela intensidade da fumaça. As vítimas usaram janelas para pedir resgate e conseguir escapar das chamas. Alguns funcionários dormiam quando o fogo se propagou. Servidores relataram que passaram dias trabalhando no local para finalizar os serviços a tempo dos desfiles. Algumas fantasias seriam entregues, inclusive, nesta terça-feira.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o prédio não tinha certificado de aprovação e, por consequência, não havia condições de segurança necessárias para funcionamento. Além disso, a empresa consta como inapta, desde 2023, na Receita Federal por omissão de declarações. A Defesa Civil interditou o espaço, que ficou completamente destruído.
Feridos
Bombeiros resgataram 21 pessoas da edificação, prestaram os primeiros socorros e as encaminharam a unidades municipais, ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, e ao Hospital Federal Bonsucesso, ambos na Zona Norte.
No Getúlio Vargas, 10 vítimas, sendo oito em estado grave (três homens e cinco mulheres) e duas estáveis (duas mulheres). De acordo com a secretária de Estado de Saúde Cláudia Mello, todas tiveram queimaduras internas pois inalaram fumaça. Algumas pessoas também sofreram queimaduras externas.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou oito feridos na rede municipal: quatro no Hospital Souza Aguiar, no Centro, sendo uma em estado grave; duas na Coordenação de Emergência Regional (CER) da Ilha do Governador, na Zona Norte; e duas no Hospital Salgado Filho, no Méier, também na Zona Norte.
O Hospital Federal de Bonsucesso recebeu três pacientes, sendo duas mulheres e um homem. Todos estão estáveis, sendo atendidos por inalação de fumaça. Estão recebendo oxigênio e sendo submetidos a exames laboratoriais e de imagem.
Fábrica produzia fantasias de Carnaval
O Império Serrano, a Unidos da Ponte e a Unidos de Bangu informaram que as fantasias para o Carnaval 2025 estavam no interior da fábrica incendiada. Já a Porto da Pedra comunicou que as roupas de duas alas estavam sendo produzidas no local. Todas as escolas são da Série Ouro.
Nesta manhã, o prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou que as escolas de samba afetadas pelo incêndio não serão rebaixadas no Carnaval deste ano. Em uma publicação nas redes sociais, Paes disse que conversou com o presidente da Série Ouro, Hugo Júnior, e decidiram que caso as escolas atingidas ainda consigam desfilar, não serão rebaixadas e terão participação honorária.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.