Comlurb recolhe 75 toneladas de resíduos após terceira e última noite de desfiles do Grupo EspecialRenan Areias / Agência O Dia

Rio - A Prefeitura do Rio divulgou o balanço geral do Carnaval, nesta quinta-feira (5), mostrando números expressivos de 4.700 multas de trânsito entre sexta-feira (28) até terça-feira (4), 264 toneladas de resíduos no Sambódromo, 356 toneladas de lixos recolhidos nos blocos pelas ruas durante os cinco dias de folia e cerca de 3 milhões de embarques no MetrôRio, que operou 24 horas para os foliões.
A segurança e trânsito durante o Carnaval

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e Guarda Municipal (GM-Rio) destacaram juntas seus números nas fiscalizações, ações de ordenamento e operações de trânsito durante os dias de Carnaval, com foco maior na Zona Sul e região Centro do Rio, que têm maior contingência turística. A Seop em parceria com a GM-Rio aplicaram 4.700 multas por diversas infrações. Até agora, os números de remoções em estacionamentos irregulares foram 272 e 826 autuações. Números de Multas, remoções e autuações ainda continuam parciais devido a contabilidade sistêmica.

A Guarda Municipal, durante o desfile do bloco 'Enxota que eu vou', na terça-feira (4), na Praça Tiradentes, registou que conduziram dois suspeitos de furto para a delegacia após uma foliã denunciar. Cerca de 20 pessoas que estavam em companhia dos 2 suspeitos tentaram hostilizar a GM após a prisão, lançando pedras e barra de ferro. Para conter o tumulto, agentes da GM usaram instrumentos de menor potencial ofensivo e encaminharam os suspeitos para a 5ª DP no Centro. Foram apreendidos dois aparelhos celulares e R$ 100.

Além da ocorrência na Praça Tiradentes, foram apreendidos mais de dois mil itens irregulares, bebidas diversificadas e garrafas de vidro, objeto proibido por questão de segurança dentro do Sambódromo. Outros itens retidos foram carrinhos de carga, triciclo, duas credenciais e coletes usados indevidamente por terceiros e sem autorização.

Embarques no Metrô
Já o MetrôRio informou que registou cerca de 3 milhões de embarques durante os cinco dias de operação especial 24 horas no Carnaval. Entre sexta-feira (28) até terça-feira (4), as estações que tiveram a maior movimentação foram a Carioca, com 222 mil embarques, a Central do Brasil com 206 mil, Botafogo com 188 mil, General Osório com 171 mil e Pavuna com 159 mil embarques. O dia mais movimentado da folia foi o sábado (1°) com mais de 653 mil passageiros em todo o sistema do transporte.

Saúde no Sambódromo

O balanço geral dos seis pontos médicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dentro do Sambódromo foi de 2.135 atendimentos e 145 remoções de pacientes que apresentaram traumas, quedas, contusões, cortes e intoxicações durante os cinco dias de Carnaval. Só na última terça-feira (4), foram 545 atendimentos e cerca de 34 pessoas precisaram de atendimento mais complexo, sendo transferidas para os hospitais municipais Souza Aguiar, Miguel Couto, os Centros de Emergência Regional do Centro e do Leblon.
Ainda com intuito de proteger a saúde na Marques de Sapucaí, equipes do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio) visitaram 53 pontos de serviços de alimentação, postos de atendimento médico, ambulâncias, estandes e instalações de serviço alimentar recolhendo 21 amostras para uma análise no Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp).

Limpeza no Carnaval

A Comlurb informou que recolheu durante os cinco dias de folia 889 toneladas de lixos. Os números de resíduos se dividem em primeiro lugar no Sambódromo com 254 toneladas, em segundo nos blocos com 264 toneladas e, em terceiro lugar, destaca-se a Intendente Magalhães, Bailes e Avenida Chile com 269 toneladas ao todo. Os números ainda continuam parciais devido a alguns eventos, como desfiles da série bronze.

Só na última terça-feira (4), foram recolhidas 75 toneladas de resíduos na última noite de desfiles do grupo especial e 93,3 toneladas pelas ruas no final dos blocos. Números que expressam 47,3 toneladas na área interna, podendo 7,8 toneladas ser reaproveitadas como material reciclável. Já na área externa e nos entornos do Sambódromo, foram recolhidas 19,8 toneladas de lixo.

Já a limpeza dos blocos de rua, os destaques de mais sujos dos dias de Carnaval, foram para o bloco do Vaga-lume com 10 toneladas, Banda de Ipanema, com 6,4 toneladas, e o Fervo da Lud, com a marca de 6,3 toneladas de lixos.