Cerimônia de abertura foi realizada na Casa Brasil FrançaDivulgação

Rio - A Organização Mundial do Turismo (ONU Turismo), destinada a promover e desenvolver o turismo internacionalmente, inaugurou, nesta sexta-feira (7), no Rio de Janeiro, seu 'Escritório para as Américas'. De acordo com a organização, a escolha da cidade para sediar o espaço reforça sua relevância como porta de entrada para visitantes internacionais e como símbolo da diversidade cultural e natural do país.
A cerimônia de abertura, realizada na Casa Brasil França, contou com a presença do secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili; do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; do Ministro do Turismo, Celso Sabino; da secretária municipal do Turismo, Dani Maia, e do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca.
"Ter um escritório da ONU Turismo no Rio é um reconhecimento da força do nosso turismo e do novo momento que vivemos. O Brasil voltou a ser um ator global e essa inauguração simboliza nossa reconexão com o mundo", disse Marcelo Freixo, que abriu a cerimônia após as boas-vindas do diretor do escritório regional da ONU Turismo para as Américas, Heitor Kadri.
O presidente da Embratur ressaltou que o Brasil registrou 1,48 milhão de turistas estrangeiros apenas em janeiro de 2025, com uma receita de US$ 805 milhões. Além disso, em 2024, o país recebeu 6,7 milhões de visitantes internacionais, arrecadando US$ 7,3 bilhões.
"O Rio de Janeiro é o grande cartão-postal do Brasil, e nada mais simbólico do que essa cidade receber um escritório que será fundamental para impulsionar ainda mais o turismo brasileiro. Estamos construindo pontes com o mundo, promovendo um setor que gera empregos, movimenta a economia e contribui para um desenvolvimento mais sustentável", completou Freixo.
O ministro Celso Sabino se impressionou com a representatividade do setor na cidade e brincou dizendo que não esperava tanta gente numa sexta-feira após o Carnaval. "Fazer um evento tão cheio como este numa sexta de pós Carnaval, como diria o Freixo, é sinal de que o turismo no Rio e no Brasil vai bem de verdade. Esse escritório é sinal de que a ONU reconheceu o quanto o turismo é importante pra desenvolver esta cidade e este continente. A América do Sul é o novo destino do turismo no mundo", destacou.
A  secretaria Dani Maia, que representou o prefeito Eduardo Paes na cerimônia, afirmou que a inauguração um momento histórico para o turismo no Rio de Janeiro. "Estamos prontos para trabalhar em conjunto com os países da América do Sul para fazer do turismo um grande vetor de desenvolvimento social do Rio, do Brasil e de todo o continente", disse.