Cerca de 40 mil moradores da localidade serão beneficiados com a revitalização do trajetoPedro Teixeira/Agência O Dia
Ramal Paula Mattos do bonde de Santa Teresa passa a operar todos os dias
Após fase de testes, trajeto entre a Estação Carioca e o Largo das Neves foi ativado na segunda-feira (17)
Rio - O ramal Paula Mattos do bondinho de Santa Teresa está operando diariamente, entre o trecho da Estação Carioca, no Centro, e o Largo das Neves, na Zona Sul. Desde segunda-feira (17), o coletivo funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, sendo aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.
A ação de revitalização do trajeto, que estava inativo há dez anos, foi uma parceria entre a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, por meio da Central Logística. Segundo Fabrício Abílio, presidente da empresa, cerca de 40 mil moradores da região serão beneficiados.
A tarifa do meio de transporte é de R$ 20 (ida e volta), com direito a reembarque no mesmo dia. Moradores cadastrados, estudantes da rede pública uniformizados e com o cartão escolar, idosos e portadores do Vale social têm gratuidade no serviço.
"É mais uma grande notícia para moradores e turistas. Agora, basta pegar o bonde na Estação Carioca em direção ao Largo das Neves", diz Washington Reis, secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana.
O intervalo no novo percurso será de 1h, com possibilidade futura de redução e ajustes, conforme a demanda. Além do ramal Paula Mattos, o bonde também opera no trecho entre a estação Carioca e a parada Dois Irmãos. Nesse caminho, a circulação também ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, mas os intervalos são de 20 minutos.
Desde o início de 2024, o governo estadual tem investido na reestruturação desse sistema tradicional de transporte, focando na melhoria dos trilhos, da rede elétrica e no aumento do número de trens e funcionários. Além disso, 34 novos profissionais, incluindo condutores, assistentes e supervisores, foram contratados desde abril do ano passado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.