Peterson Barroso Simão tomou posse como presidenteDivulgação / TRE-RJ
Na mesma cerimônia, realizada no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o desembargador Cláudio de Mello Tavares assumiu a vice-presidência e a corregedoria regional eleitoral.
“Não podemos aceitar que o nosso voto seja um objeto de negócio. Queremos contar com um exemplar comportamento daqueles que ascendem a seus cargos em razão do voto livre, consciente, afastando, para sempre, a influência de traficantes de drogas e de organizações criminosas. A nossa missão no TRE é justamente eliminar o mal, trazer o bem e trabalhar por eleições com lisura para que tenhamos representantes que cumpram as leis eleitorais”, disse.
“É nossa missão garantir que o direito ao voto seja exercido sem interferências ou constrangimentos. Trabalharemos, incansavelmente, para que esse direito fundamental seja garantido a todos. Quando protegemos a integridade do voto, protegemos a própria essência da esperança democrática. Estimularemos campanhas, diálogos e iniciativas para que cada eleitor compreenda a força, o poder e a importância do seu voto,” explicou Mello Tavares.
Trajetória
O atual presidente foi defensor público do estado do Rio por 10 anos, entre 1982 e 1992. Já Cláudio de Mello Tavares é desembargador desde 1998, tendo atuado como conselheiro da Associação dos Magistrados do Estado do Rio (Amaerj), entre 2004 e 2005.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.