Cadela pitbull foi abandonada um dia antes de ser recolhida pela prefeituraReprodução
Pitbull abandonada é apreendida após atacar outros animais em comunidade de Bangu
Animal passará por diferentes procedimentos para ser disponibilizada para adoção
Rio – Uma cadela da raça pitbull foi apreendida, na tarde desta segunda-feira (31), após atacar outros animais na comunidade do 77, em Bangu, Zona Oeste. Segundo a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, responsável pelo resgate, ela foi abandonada no dia anterior na quadra esportiva da favela.
O secretário Luiz Ramos Filho falou sobre o estado em que o animal foi encontrado: “Quando chegamos, ela tinha sido amarrada pelos moradores na grade da quadra, para que não atacasse. Aparentemente não ataca seres humanos, mas ainda estava com a língua cheia de sangue de outros animais”.
Encaminhada ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Santa Cruz, também na Zona Oeste, pelo fato de apresentar agressividade, a cachorra passou por exames clínicos antes de ser medicada, castrada, microchipada, vacinada e vermifugada. Após os procedimentos, será colocada para adoção.
Baixa procura
Ainda de acordo com a secretaria, a Fazenda Modelo, o abrigo público para cães e gatos da prefeitura, localizado em Guaratiba, Zona Oeste, está com 22 pitbulls, que exigem um acolhimento diferenciado: “Cada pit tem que ficar sozinho em uma baia. Então, a estrutura para abrigá-los é grande”, disse Ramos Filho, celebrando a recente adoção de animais da raça, algo pouco comum.
"Em março, conseguimos duas adoções de pitbull, o que é raro, pois ainda há muito preconceito contra animais desta raça. Os pits da Fazenda são quase todos dóceis, mas é preciso orientar os interessados em adotá-los sobre os cuidados que devem ter", afirmou.
Aliás, a Fazenda Modelo mantém, ao todo, 350 cães e 550 gatos, números que representam o limite da capacidade do local. O secretário fez um apelo à população: “É preciso que as pessoas parem de jogar animais nas ruas! Isso é crime e dá de dois a cinco anos de prisão”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.