Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado no dia 2 de abrilDomínio Público
Dia Mundial de Conscientização do Autismo: violência contra autistas triplicou no estado
Há casos de cárcere, falta de alimento e tratamento e agressão física; na maioria dos casos, os agressores são pais e mães
Rio – O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado anualmente em uma data como esta, 2 de abril. Mas em meio às comemorações pela visibilidade que a causa vem ganhando progressivamente, um outro aumento faz o sinal de alerta se acender: a violência contra autistas mais que triplicou no estado do Rio de Janeiro entre 2024 e 2025.
De acordo com um levantamento do Disque Denúncia, janeiro, fevereiro e março de 2023 tiveram sete registros. No ano seguinte, houve uma queda no mesmo período: quatro.
Em 2025, porém, o serviço recebeu 13 denúncias só nos três primeiros meses. Dentre as ocorrências, estão abuso sexual; agressões físicas e verbais; abandono; ameaça de morte; cárcere; falta de alimentação e tratamento; e ambiente insalubre.
Pais e mães suspeitos
Outro detalhe impactante do levantamento é que na grande maioria dos casos, pais e/ou mães aparecem como autores. Em um registro, por exemplo, os genitores aplicaram medicação sem indicação médica.
Houve situações também em que os pais deixaram a criança sem ir à escola e a doparam; um pai deixou a criança autista de 7 anos com o irmão de 11, que não sabia como proceder; e uma mãe que induziu a filha de 11 anos, que também é diabética, ao suicídio.
A terapeuta ocupacional Paulla Nascimento, sócia da clínica Vivamente, no Méier, Zona Norte, atribui o elevado número de agressões de pais e mães contra filhos à falta de um profissional que possa auxiliar ambos os lados: "Acredito que pode ser uma falta de acompanhamento tanto para filhos, quanto para pais".

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.