Rio - Sete ônibus foram sequestrados e utilizados como barricadas, nesta quinta-feira (10), durante uma ação da Polícia Militar no Complexo do Chapadão, na Zona Norte. No local, houve intenso confronto e dois suspeitos feridos precisaram ser encaminhados ao Hospital Carlos Chagas, enquanto um terceiro foi preso. Além disso, os agentes apreenderam dois fuzis.
Segundo o Rio Ônibus, seis dos veículos passavam pela região da Pavuna e ficaram atravessados na Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira e Rua Alcobaça. O sétimo coletivo foi sequestrado ainda Linha Amarela, devido a uma outra operação no Complexo da Maré, na mesma região.
fotogaleria
Ao todo, 11 linhas foram prejudicadas, mas a situação já havia sido normalizada por volta de 14h. A empresa fez uma apelo por nota: "Mais uma vez reiteramos o apelo às autoridades de segurança pública, ressaltando a necessidade urgente de se tomar providências para devolver o direito de viver em paz da população carioca".
Confira lista com ônibus sequestrados e utilizados de barricadas:
B11517 - 669 (Pavuna x Méier) B11568 - 669 (Pavuna x Méier) B32743 - 779 (Pavuna x Term. Madureira) B32809 - 779 (Pavuna x Term. Madureira) B32624 - SR399 (Pavuna x Passeio) B32523 - 793 (Pavuna x Term. Sulacap)
- Linha Amarela A63505 - 919 Pavuna - Bonsucesso
Lista de linhas prejudicadas: 384 Pavuna x Castelo SR384 Pavuna x Castelo SV384 Pavuna x Castelo 399 Pavuna x Passeio SR399 Pavuna x Passeio 669 Pavuna x Méier 779 Metrô Pavuna x Term. Madureira SV779 Metrô Pavuna x Term. Madureira 793 Pavuna x Term. Sulacap SP795 Pavuna x Term. Deodoro 799 Metrô Pavuna x Term. Sulacap
Segundo relatos nas redes sociais, moradores ficaram em meio a um fogo cruzado. De acordo com a PM, agentes do 41º BPM (Irajá) estavam em patrulhamento pela Rua Sargento Rego, no Complexo do Chapadão, quando se depararam com suspeitos armados. Durante a ação, houve confronto e dois dos suspeitos ficaram feridos. A ocorrência foi encaminhada para a 39ª DP. O policiamento segue reforçado na região.
Impactos
Devido ao intenso tiroteio, alunos ficaram em meio ao fogo cruzado na manhã desta quinta (10). Em imagens que circulam nas redes sociais é possível ver crianças assustadas, sentadas no chão. Segundo relatos, o registro foi feito na Escola Municipal Mario Piragibe, em Anchieta.
-
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que oito escolas foram impactadas. O Complexo do Chapadão abrange os bairros da Pavuna, Costa Barros, Anchieta e Ricardo Albuquerque.
"A Secretaria segue o protocolo Acesso Mais Seguro, elaborado em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. O protocolo, que é referência nacional, capacita escolas para minimizar os impactos da violência. São feitos contatos com os órgãos de segurança pública visando buscar a melhor decisão possível em relação às aulas, no sentido de proteger a comunidade escolar", explicou em comunicado.
A Secretaria de Estado de Educação divulgou que três escolas da rede, duas em Anchieta e uma em Guadalupe, não abriram nesta quinta (10).
Já a Secretaria Municipal de Saúde comunicou que quatro unidades que atendem a região, entre clínicas da família e centros municipais de saúde, suspenderam o funcionamento ou as atividades externas nesta quinta-feira (10).
Ainda na ação, os agentes apreenderam 69 pés de maconha, 10 tabletes de maconha, 110 papelotes de Maconha, 203 papelotes crack, três papelotes de skunk, ao menos cinco carregadores de fuzil, um rádio transmissor, 22 munições 9mm, 227 munições 5.56mm e uma granada. Todo o material foi encaminhado à 21ª DP (Bonsucesso).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cinco unidades que atendem a região da Maré, entre clínicas da família e centros municipais de saúde, suspenderam o funcionamento nesta quinta-feira (10).
A Secretaria de Estado de Educação informou que duas unidades da rede no Complexo da Maré não irão funcionar nesta noite. A pasta destacou que o conteúdo pedagógico eventualmente perdido será reposto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.