Rio - A forte chuva que atingiu a cidade do Rio, na noite desta quinta-feira (10), causou diferentes estragos pelo município. No prédio do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária, na Zona Norte, uma "cachoeira" se formou através de uma luminária. Na Taquara, na Zona Oeste, diversas árvores caíram devido ao vento. Previsão indica possibilidade de chuva nos próximos dias.
fotogaleria
Um aluno da UFRJ flagrou uma grande quantidade de água entrando por uma luminária do segundo andar do Bloco D, no Centro de Tecnologia, em frente à sede da Associação dos Docentes da universidade (AdUFRJ). A Decania do Centro foi acionada para verificar se o problema aconteceu por rompimento da tubulação ou por avaria no telhado.
Procurada, a UFRJ informou que o incidente ocorreu pouco antes das 18h, em função do rompimento parcial de uma calha, provocado pelo grande volume de água do temporal. Apesar disso, não houve interrupção das atividades acadêmicas na noite de quinta e nesta sexta-feira (11) as aulas transcorrem normalmente. O trecho da calha que foi danificado pela chuva já está sendo refeito pela equipe de manutenção do Centro de Tecnologia.
A Taquara foi um dos principais bairros da capital prejudicados pela chuva. Imagens que circulam nas redes sociais mostram árvores caídas na Estrada do Cafundá, Avenida dos Mananciais, Rua da Cidade do Rio, Rua Opinião Liberal, entre outras, o que causou interdições em imóveis.
Além disso, houve falta de energia em diversos pontos da região. Questionada, a Light informou que atua para restabelecer o serviço para os clientes e que a maioria das ocorrências foram resolvidas à noite e na madrugada.
Na Rua Vila Nova, em Oswaldo Cruz, na Zona Norte, uma casa desabou na madrugada desta sexta-feira (11). O imóvel fazia parte de um conjunto de seis residências interditadas pela Defesa Civil no dia 5 de abril justamente por risco de desabamento e pelo temporal que passou em todo o estado. A casa estava desocupada desde a interdição e ficava às margens do Rio das Pedras, área considerada de risco. Não houve registro de vítimas.
Na Estrada do Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte, uma árvore caiu e interditou o trecho na noite desta quinta (10). Equipes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) foram acionadas para liberar a região.
Segundo o Sistema Alerta Rio, entre 18h e 19h, foram registrados 22mm/h no Recreio dos Bandeirantes, 18,6mm na Barra/RioCentro, 18,6mm em Jacarepaguá/Tanque e 14,8mm em Guaratiba, todos na Zona Oeste. Em Piedade, houve 16mm/h Piedade.
Nesta sexta-feira (11), uma chuva fraca atingiu bairros das Zonas Oeste e Norte da cidade. O Sistema Alerta Rio destaca que o tempo no decorrer do dia será influenciado por ventos úmidos do oceano. A previsão é de céu nublado a encoberto com chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas em declínio, com mínima prevista de 17°C e máxima prevista de 28°C.
Ocorrências
Segundo o Centro de Operações e Resiliência (COR), até às 9h desta sexta-feira (11), oito árvores seguiam caídas pelo município. Veja os locais:
- Avenida dos Mananciais, altura do Nº 436 – Taquara - Estrada do Rio Grande, altura N° 1399 – Taquara - Rua João Romero, altura da Rua Massiambu – Cascadura - Rua Soldado Simplício de Lara, altura da Estrada do Rio Grande – Taquara - Rua Maria Eloiza, altura da Rua Álvaro Ramos – Jacarepaguá - Rua da Cidade do Rio. altura Estrada Rodrigues Caldas – Taquara - Rua Gazeta do Rio, altura N° 23 – Taquara - Rua da Comunidade, altura da Avenida Nossa Senhora de Fátima – Jacarepaguá
Próximos dias
Neste sábado (12), ainda em função da disponibilidade de umidade, a previsão para a cidade do Rio é de céu nublado a parcialmente nublado e chuvisco/chuva fraca isolada a qualquer momento. A temperatura deve variar entre 29°C e 18°C.
No domingo (13), a previsão é de nebulosidade variada e sem chuva. Os ventos estarão predominantemente moderados e a temperatura alternará entre 32°C e 16°C.
Na segunda-feira (14), a passagem de uma frente fria pelo litoral causará impactos no município e poderá ocasionar pancadas de chuva nos períodos da tarde e noite. A máxima prevista é de 32°C e a mínima de 18°C.
Na terça-feira (15), o cenário do dia anterior deve se repetir, com ventos fracos a moderados, e temperatura variando entre 31°C e 17°C.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.