Ação é realizada pela 20ª DP (Vila Isabel), com apoio da 22ª (Penha) e da CoreReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - Uma operação mirou, nesta sexta-feira (11), criminosos do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, envolvidos em roubos, tráfico, homicídios e tentativas de homicídios. A região vive, há meses, uma rotina de violência e terror por conta da disputa entre bandidos de facções rivais pelo controle do território. Não houve presos. 
A ação foi realizada pela 20ª DP (Vila Isabel), com  apoio da 22ª (Penha) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), para desarticular o narcotráfico da comunidade e o tribunal de execução. As investigações, que duraram seis meses, descobriram um grupo dentro do Terceiro Comando Puro (TCP), responsável por executar criminosos rivais, impor terror a familiares deles e moradores. 
A expectativa era cumprir sete mandados de prisão, mas não houve presos. Segundo a Polícia Civil, os agentes foram atacados por bandidos na entrada do Morro dos Macacos. Um suspeito chegou a ser conduzido à delegacia, mas foi liberado. As equipes apreenderam um fuzil, munições, carregadores e material para endolação de drogas. 
Por conta da tensão na região, a Secretaria Municipal de Saúde duas unidades da rede municipal de saúde de Vila Isabel suspenderam as atividades externas. Desde o ano passado, o Terceiro Comando Puro e o Comando Vermelho (CV) travam uma disputa pelo controle do Morro dos Macacos, que já provocou diversas mortes.
Os conflitos se intensificaram neste ano, com direito a símbolos das facções espalhados pela comunidade. Atualmente, o TCP domina o morro, mas os constantes tiroteios na área são resultado de uma tentativa de expansão territorial do CV, com traficantes do Morro do São João, no Engenho Novo, buscando aumentar sua influência.