Vereadores mirins tomaram posse na Câmara do RioDivulgação
As 31 meninas e 20 meninos, alunos de escolas públicas da rede municipal, foram eleitos pelas respectivas Coordenadorias Regionais de Ensino (CRE) para propor ideias e soluções para mudar a vida e a realidade de suas comunidades. Eles representam cada região da cidade.
De acordo com informações do site da instituição, até dezembro, os jovens vereadores vão se reunir presencialmente no Palácio Pedro Ernesto uma vez ao mês, e terão aulas online sobre o processo legislativo e as atribuições de um parlamentar.
No final da solenidade, todos os vereadores juvenis receberam exemplares da revista "Carioquinha", produzida e publicada pela Câmara. O material mostra quais são as atividades do parlamento carioca de forma lúdica para os estudantes por meio de passatempos.
Propostas
Estreando em seu primeiro mandato, Davy Batista, estudante da escola Alcide de Gasperi, em Higienópolis, prometeu trazer para as escolas aspectos da cultura nacional. “O Brasil é um país muito diverso, mas muitos alunos não sabem de onde vieram, como se originou o nosso país. Por isso, quero criar leis para representar tudo que nós passamos e vivemos”, prometeu.
Também no primeiro mandato, Maria Clara Andrade, aluna da Escola Geo Dr. Sócrates, de Guaratiba, declarou que sua maior expectativa é mudar a vida dos moradores de seu bairro, colocando escola e comunidade para trabalharem juntas. “Minhas propostas vão focar em ações para recuperar o meio ambiente, promovendo atividades no âmbito escolar que possam atrair os moradores de forma a criar mutirões para limpar as encostas e os rios”, defendeu.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.