Espetáculo será encenado ao lado da Catedral Metropolitana, na Avenida ChileReprodução / Internet
Catedral recebe almoço de Páscoa para pessoas em situação de vulnerabilidade social
Ação é promovida pelo Consórcio Cristo Sustentável e terá a entrega de 3 mil refeições
Rio - No Domingo de Páscoa (20), o Consórcio Cristo Sustentável realizará um almoço especial na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro do Rio, para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação será após uma missa, às 8h, presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, o Cardeal Orani João Tempesta.
Serão entregues cerca de 3 mil refeições na Catedral e em instituições sociais espalhadas pela cidade. Também vão ser doadas caixas de bombons provenientes da campanha social do Santuário, Páscoa Solidária, às pessoas que participarão desta campanha contra a fome.
O almoço de Páscoa já é uma tradição nas celebrações pascais arquidiocesanas na Catedral Metropolitana e, neste ano, terá um sabor especial porque também será celebrado os 525 anos da primeira missa no Brasil. A cruz original da celebração da Primeira Missa no país, que saiu do Museu da Sé, em Braga, em Portugal, está em peregrinação, e fará parte da solenidade de domingo.
“A Arquidiocese do Rio realiza vários eventos extraordinários, além daquilo que é normalmente a presença da Igreja junto a questões sociais, em especial junto aos mais vulneráveis. Como acontece todos os anos, teremos o almoço de Páscoa. Desta vez, também será um sinal da dignidade das pessoas que se encontram em situação de rua e merecem todo o carinho nosso e para celebrar este tempo do Jubileu. Vamos continuar sendo presença de misericórdia e de amor junto às pessoas, mostrando a dignidade de cada uma delas, recebendo e almoçando com elas no Domingo de Páscoa, domingo que é para todos nós importantíssimo como centro da nossa vida: a Páscoa da Ressurreição”, destaca o Cardeal Orani João Tempesta.
Com um forte compromisso ambiental, toda a ação social será 100% sustentável. As refeições serão servidas em marmitas de papel biodegradável, acompanhadas por talheres de madeira e guardanapos de papel reciclado. Além disso, serão distribuídas 6 mil garrafas de água em embalagens Tetra Pak, que possuem alta taxa de reciclabilidade e menor impacto ambiental.
A ação também terá apresentações culturais e o apoio de comunidades terapêuticas católicas, movimentos e pastorais ligados ao trabalho diário com a população em situação de rua. Neste dia também haverá a inauguração do Centro Social São Sebastião após a missa. O espaço irá ampliar o atendimento do projeto social “Banho de Amor”, do Santuário Cristo Redentor, que é destinado à oferta de higiene pessoal a pessoas em situação de rua e, desde 2019, já ocorre no estacionamento da Catedral Metropolitana. Hoje o “Banho de Amor” oferece 2500 banhos ao mês.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.