Rio - O último fim de semana de abril promete ser instável para os cariocas, com possibilidade de chuva a qualquer momento. Antes disso, nesta sexta-feira (25), meteorologistas alertam para a chance de temporal à noite, em razão da atuação de um sistema de baixa pressão na costa da Região Sudeste e da passagem de uma frente fria pelo oceano.
fotogaleria
No sábado (27), a previsão é de 8 mm de chuva, com o céu variando entre nublado e momentos de sol. A instabilidade continua, mas com menor potencial para provocar transtornos. Já no domingo (28), estão previstas apenas pancadas fracas e passageiras, com acumulado de 3 mm, o que deve permitir períodos de tempo firme ao longo do dia.
A segunda-feira (29) começa com aumento de nebulosidade devido à atuação de áreas de instabilidade. Pancadas isoladas de chuva estão previstas a partir da noite, com ventos predominantemente moderados.
Na terça-feira (30), o tempo segue instável por causa do deslocamento de uma nova frente fria no oceano. O céu deve ficar nublado a encoberto, com pancadas de chuva na madrugada e manhã, além de chuvas fracas a moderadas, de forma isolada, ao longo da tarde. Os ventos continuarão moderados.
Abril chuvoso deixa solo saturado e aumenta riscos
De acordo com o Clima Tempo, o mês de abril tem registrado volumes elevados de chuva no estado do Rio de Janeiro. Em várias cidades, os acumulados ultrapassaram os 200 mm, deixando o solo bastante encharcado, o que eleva o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra em áreas vulneráveis.
Entre os maiores acumulados estão Duque de Caxias, na região de Xerém, com 280,6 mm; Pico do Couto, com 279,6 mm; e Nova Friburgo, no distrito de Salinas, com 268,4 mm. Macaé já soma 259,8 mm, enquanto Niterói chegou a 207,8 mm. Em Paraty, o acumulado é de 196 mm até o momento.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.