Ricard inicia vendas de cartão especial para show da Lady GagaDivulgação

Rio - Com a chegada da Lady Gaga, a Riocard Mais preparou uma edição temática do cartão de passagem para os fãs que vão ao show da cantora americana no sábado (3), na Praia de Copacabana. Para as compras, também estará disponível o modelo comemorativo em formato de chaveiro.
A nova versão, que poderá ser utilizado após o show, estará à venda no metrô nas estações: Largo do Machado, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Botafogo. Haverá equipes de promotores disponíveis para orientar o público na compra e recarga dos cartões, facilitando o embarque.
Outra novidade é que a Riocard também preparou uma versão que será distribuída apenas para fã clubes já pré-selecionados.
Saiba onde recarregar o cartão Riocard Mais
Na ação, a Riocard Mais vai disponibilizar equipes de promotores que vão orientar o público na compra e recarga dos cartões, a fim de facilitar o embarque. Os atendentes tirarão dúvidas de turistas ou moradores que normalmente não fazem este trajeto até a Zona Sul. Para os passageiros que já têm ou usam com frequência o cartão, a dica é recarregá-lo com antecedência.
Para quem optar pelo metrô, as equipes estarão nas estações Largo do Machado, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Botafogo. Também é possível utilizar a passagem em formato de QR Code disponível no aplicativo da Riocard. Mais informações sobre recarga podem ser encontradas no aplicativo ou no site.
Esquema especial de transporte
As três estações de metrô de Copacabana estarão abertas durante 24 horas, do sábado para o domingo. A estação Cardeal Arcoverde funcionará apenas para desembarque, entre 16h e 22h no dia 3. Haverá controle de fluxo nos arredores das estações para garantir a segurança da operação. Para ir ao show, o embarque poderá ser feito normalmente em qualquer estação, com pagamento por aproximação, cartão Giro ou Riocard. Após 0h, todas elas, exceto as de Copacabana, funcionarão apenas para desembarque.
Na volta do show, o público poderá utilizar as estações Siqueira Campos, Cantagalo e Cardeal Arcoverde. No entanto, não haverá venda de bilhetes na Cardeal Arcoverde. Durante a coletiva da Riotur, o especialista de planejamento operacional do MetrôRio, Marcelo Mancini, recomendou o uso da estação Siqueira Campos para chegada e saída, que possui dois acessos, 50% a mais de capacidade de embarque, mais validadores e bilheteria ativa.
Para quem for usar os trens da SuperVia, haverá reabertura da estação Central do Brasil à 0h do domingo, e estão programadas partidas no ramal Santa Cruz às 1h, 2h, 3h e 4h30; no ramal Saracuruna às 0h45, 1h45, 2h45 e 4h; e no ramal Japeri, às 0h30, 1h30, 2h30 e 4h.
Ônibus, BRT e VLT
Assim como no Réveillon, o principal ponto de embarque no dia do show será o Terminal Enseada de Botafogo, na Avenida das Nações Unidas, próximo ao Botafogo Praia Shopping, que entre 19h30 de sábado e 4h de domingo, concentrará todos os embarques, fluxos e destinos. Desse ponto sairão linhas regulares de ônibus com destino à Zona Sul - incluindo Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá - e à Zona Norte - com direção à Tijuca e ao Méier.
Durante o período, as linhas 100 (Central do Brasil), 167 (Terminal Gentileza), 483 (Penha) e 492 (Bancários) vão operar de forma especial, com partidas e chegadas no terminal de Botafogo. Ainda será possível utilizar os pontos de ônibus regulares na Praia de Botafogo para as linhas 309 (Terminal Alvorada), 550 (Cidade de Deus), 553 (Recreio), 554 (Vargem Grande), 410 (Saens Peña), 426 (Usina), 433 (Vila Isabel), 457 (Abolição) e 474 (Méier).
No BRT, a Transoeste vai funcionar 24 horas nas linhas 11 e 22; a Transcarioca na linha 38; a Transolímpica na linha 51; a Transbrasil nas linhas 60 e 80; e a Conexão BRT com os ônibus alimentadores em todas as linhas.

Já no VLT, a linha 1 funcionará 24 horas e o trecho entre o Terminal Gentileza e a Central do Brasil vão operar de forma contínua das 23h do dia 3 até às 5h do dia 4, com intervalos de 20 minutos. Serão aceitos os cartões RioCard e Jaé, que podem ser comprados ou recarregados nas paradas e estações. A recomendação é para que os créditos sejam inseridos com antecedência.