Rio - A cidade do Rio de Janeiro registrou, na madrugada desta quinta-feira (1º), a temperatura mais baixa do ano: 15,4°C, no Alto da Boa Vista. Até então, o dia mais frio de 2025 havia sido 8 de abril, quando os termômetros marcaram 15,7°C na mesma região.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, a primeira quinzena de abril foi marcada pela atuação de diferentes sistemas meteorológicos, que contribuíram para o aumento da nebulosidade, ocorrência de chuvas e temperaturas mais amenas. Já na segunda metade do mês, a influência desses sistemas diminuiu, o que resultou em dias com menos chuva e elevação gradual das temperaturas na capital.
Outono: dias mais curtos, noites mais longas
A meteorologista chefe do Alerta Rio, Raquel Franco, explica que o outono, iniciado às 6h02 do último dia 20 de março, é uma estação de transição entre o verão – período mais chuvoso – e o inverno – mais seco. "É normal que tenhamos temperaturas mais próximas do verão neste início da nova estação. Nos próximos meses, elas irão se aproximar mais das temperaturas esperadas para a próxima estação: à medida que chegamos perto do inverno, a incidência de chuvas intensas devem diminuir e a de frentes frias deve aumentar", explica.
Outra característica do outono é a maior amplitude térmica, ou seja, quando há uma grande diferença entre a máxima e a mínima. Ou seja, em muitos dias a temperatura sobe durante o dia, com calor (mas nada comparado ao verão) e durante a noite as temperaturas ficam mais amenas. As temperaturas médias devem variar entre 18,9°C e 30,3°C.
"Também deve aumentar a frequência de névoa ou nevoeiro no início do dia. À medida que nos aproximamos do inverno, os dias vão ficando mais curtos e, as noites, mais longas", finaliza a meteorologista da prefeitura do Rio.
Confira a previsão para os próximos dias
Entre a sexta-feira (2) e segunda-feira (5), devido à atuação de um sistema de alta pressão, o céu estará com poucas nuvens e não há previsão de chuva na cidade do Rio. As temperaturas máximas apresentarão gradual elevação e as madrugadas permanecerão frias. Os ventos estarão fracos a moderados.
A previsão do tempo para o sábado (3), dia do show da cantora Lady Gaga na Praia de Copacabana, Zona Sul, é de tempo firme, sem previsão de chuva e com temperaturas elevadas. De acordo com o sistema Alerta Rio, a capital fluminense terá céu claro a parcialmente nublado ao longo do dia, favorecendo as atividades ao ar livre e a permanência do público na orla durante o evento.
A máxima prevista para sábado é de 31°C, enquanto a mínima pode chegar a 15°C. Para os fãs que seguem de plantão em frente ao Copacabana Palace, onde a cantora está hospedada, o protetor solar pode ser um grande aliado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.