Rio - Às vésperas do show da Lady Gaga, que acontece neste sábado (3), em Copacabana, na Zona Sul do Rio, cariocas e turistas devem ficar alertas sobre os bloqueios nas vias, horário dos transportes e o que levar para curtir o evento. A estimativa é que 1,6 milhões de pessoas compareceram ao local para prestigiar a cantora norte-americana.
O espetáculo terá início às 17h30, com DJs tocando até a apresentação da ícone do pop, prevista para às 21h45. Depois do fim, por volta de 0h15, ainda haverá outro DJ na praia.
O que não pode levar?
Assim como foi realizado na apresentação de Madonna, a Polícia Militar realizará revistas nos pontos de entrada, onde todos devem passar. Não será permitida a entrada de:
*Objetos cortantes, como facas ou canivetes *Armamentos no geral *Objetos inflamáveis *Garrafas de vidro
Os agentes vão revistar o público com detectores de metais e contarão com auxílio do reconhecimento facial para identificar possíveis foragidos da Justiça.
Bloqueios
O esquema de bloqueios montado pela Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) seguirá o mesmo padrão do adotado em grandes eventos, como o Réveillon. Já nesta sexta-feira (2), haverá proibição de estacionamento em diversas áreas de Copacabana e Botafogo, próximo ao Túnel Velho, com a supressão de aproximadamente 3 mil vagas.
A partir de 0h sábado, ônibus fretados não terão permissão de entrar no bairro e estacionar nos bairros vizinhos, como Botafogo (incluindo o Morro do Pasmado), Ipanema, Lagoa e Urca.
Por volta das 7h, a Avenida Atlântica será totalmente interditada, com bloqueio para veículos em toda a via, incluindo a pista junto aos prédios e as ruas de acesso à orla. A partir das 18h, tem início o bloqueio ao acesso de veículos particulares à Copacabana, sendo permitida apenas a entrada de ônibus e táxis. Após às 19h30, somente pedestres poderão entrar.
A CET-Rio vai operar em 27 pontos de bloqueio em vias de acesso. A liberação começará às 4h de domingo, com exceção da Avenida Atlântica, que seguirá fechada para tráfego até às 6h, quando a via será reaberta para veículos. A área de lazer na faixa da orla e a faixa reversível na pista junto às edificações serão mantidas. A ação terá 205 operadores de trânsito, 49 motocicletas, 26 viaturas, 10 reboques, 31 painéis de mensagens, 700 placas informativas e 45 faixas de orientação.
Transportes
As três estações de metrô de Copacabana estarão abertas durante 24 horas, do sábado para o domingo. A estação Cardeal Arcoverde funcionará apenas para desembarque, entre 16h e 22h no dia 3. Haverá controle de fluxo nos arredores das estações para garantir a segurança da operação. Para ir ao show, o embarque poderá ser feito normalmente em qualquer estação, com pagamento por aproximação, cartão Giro ou Riocard. Após 0h, todas elas, exceto as de Copacabana, funcionarão apenas para desembarque.
Na volta do show, o público poderá utilizar as estações Siqueira Campos, Cantagalo e Cardeal Arcoverde. No entanto, não haverá venda de bilhetes na Cardeal Arcoverde. Durante a coletiva da Riotur, o especialista de planejamento operacional do MetrôRio, Marcelo Mancini, recomendou o uso da estação Siqueira Campos para chegada e saída, que possui dois acessos, 50% a mais de capacidade de embarque, mais validadores e bilheteria ativa.
Para quem for usar os trens da SuperVia, haverá reabertura da estação Central do Brasil à 0h do domingo, e estão programadas partidas no ramal Santa Cruz às 1h, 2h, 3h e 4h30; no ramal Saracuruna às 0h45, 1h45, 2h45 e 4h; e no ramal Japeri, às 0h30, 1h30, 2h30 e 4h.
Ônibus, BRT e VLT
Assim como no Réveillon, o principal ponto de embarque no dia do show será o Terminal Enseada de Botafogo, na Avenida das Nações Unidas, próximo ao Botafogo Praia Shopping, que entre 19h30 de sábado e 4h de domingo, concentrará todos os embarques, fluxos e destinos. Desse ponto sairão linhas regulares de ônibus com destino à Zona Sul - incluindo Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá - e à Zona Norte - com direção à Tijuca e ao Méier.
Durante o período, as linhas 100 (Central do Brasil), 167 (Terminal Gentileza), 483 (Penha) e 492 (Bancários) vão operar de forma especial, com partidas e chegadas no terminal de Botafogo. Ainda será possível utilizar os pontos de ônibus regulares na Praia de Botafogo para as linhas 309 (Terminal Alvorada), 550 (Cidade de Deus), 553 (Recreio), 554 (Vargem Grande), 410 (Saens Peña), 426 (Usina), 433 (Vila Isabel), 457 (Abolição) e 474 (Méier).
No BRT, a Transoeste vai funcionar 24 horas nas linhas 11 e 22; a Transcarioca na linha 38; a Transolímpica na linha 51; a Transbrasil nas linhas 60 e 80; e a Conexão BRT com os ônibus alimentadores em todas as linhas.
Já no VLT, a linha 1 funcionará 24 horas e o trecho entre o Terminal Gentileza e a Central do Brasil vão operar de forma contínua das 23h do dia 3 até às 5h do dia 4, com intervalos de 20 minutos. Serão aceitos os cartões RioCard e Jaé, que podem ser comprados ou recarregados nas paradas e estações. A recomendação é para que os créditos sejam inseridos com antecedência.
Esquema de segurança
O evento vai mobilizar 5 mil agentes de segurança, entre policiais militares, civis e bombeiros. Ao total, 70 viaturas e 78 torres de observação ficarão à disposição dos agentes no calçadão e na areia durante o dia de apresentação. Serão 48 motopatrulhas e grupos de policiais especializados em patrulhamento de multidão, destinados especificamente a prevenir roubos e furtos durante o espetáculo.
Os agentes da Lei Seca e do Segurança Presente vão intensificar a atuação. A operação Lei Seca vai fortalecer as blitzes durante o evento, com um aumento do número de fiscalizações durante o feriado, principalmente na Região Metropolitana do Rio. Também serão promovidas ações educativas para conscientizar a população sobre o risco de misturar álcool e direção, tanto nas praias durante o dia, quanto à noite durante o show.
O efetivo do Segurança Presente operante no bairro de Copacabana será multiplicado por 8, sendo 80 policiais em 40 viaturas. Eles ficarão posicionados em vias de grande circulação, nas barreiras de acesso à praia e nas entradas dos principais hotéis do bairro.
O Corpo de Bombeiros contará com 400 militares posicionados por toda a extensão da praia, preparados para agir em três frentes: terrestre, aérea e marítima, com o objetivo de garantir a segurança do público estimado em mais de 1 milhão de pessoas. Serão três unidades operacionais de prontidão para emergências relacionadas ao show: o 3º Grupamento Marítimo de Copacabana, o 17º Grupamento de Bombeiros Militar de Copacabana e o 1º Grupamento Marítimo de Botafogo.
Ao longo da orla, o público vai contar ainda com 550 banheiros químicos, incluindo para Pessoas com Deficiência (PCDs). Haverá dois contêineres destinados ao Corpo de Bombeiros, sendo um deles na altura da Avenida Princesa Isabel e o outro próximo a Rua Figueiredo de Magalhães. Já a Central de órgãos públicos terá duas salas de monitoramento, das Secretarias Municipais da Mulher e Assistência Social e de outras pastas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.