Netinho Reis abreDivulgação

A população de Duque de Caxias está vendo o município se transformar com as obras que estão sendo realizadas nos quatro distritos da cidade. Além de drenagem e pavimentação, as intervenções são nas áreas de saúde, educação, segurança e ordem pública priorizando o bem estar do duque- caxiense. E não para por aí. O prefeito Netinho Reis está trabalhando na atração de investimentos e novas empresas de bens e serviços com o intuito de gerar emprego formal e fazer a economia girar, melhorando a qualidade de vida e transformando Duque de Caxias na cidade do futuro. São 100 dias de trabalho e transformação em Duque de Caxias.

O DIA - Prefeito, este é o seu primeiro mandato. Como o senhor resumiria os primeiros 100 dias?
NETINHO REIS - Estamos construindo a Duque de Caxias do futuro. Estamos empenhados em melhorar cada vez mais a qualidade de vida e o bem estar da população, investindo em Segurança, Saúde, Educação, Transporte, Limpeza Urbana, pavimentação de ruas, mudança na iluminação. São obras sendo realizadas e acontecendo nos quatro Distritos.

Como está o salário dos servidores?
Uma das primeiras medidas que tomei foi solicitar ao secretário de Fazenda que formulasse o calendário de pagamento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. Queria todo mundo recebendo em dia e ao mesmo tempo. Assim nossos servidores podem se organizar melhor, cumprindo os compromissos.

O que foi feito para gerar empregos para a população?
Estamos investindo em infraestrutura, segurança e temos grandes áreas com condições para abrigar empresas. A Shopee, uma das maiores plataformas de e-commerce, vai construir um centro de distribuição que vai gerar aproximadamente dois mil empregos formais. Outra boa notícia é que a maior empresa fornecedora de equipamentos de transporte ferroviário, a chinesa China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC), também escolheu Duque de Caxias para instalar a empresa no país. Em março, durante a Super Rio Expofood (SER) – o maior evento de negócios das Américas –, Duque de Caxias se destacou e conseguiu R$ 4 bilhões em investimentos privados que vão gerar mais três mil novos empregos formais nos próximos meses. O município reforça seu protagonismo no desenvolvimento do Rio de Janeiro sendo sede de grandes potências como a Coca-Cola, Braskem.

A Segurança é uma preocupação das cidades. Que o senhor tem feito para melhorar a área de Segurança no município?
Torres de segurança estão sendo instaladas na cidade com câmeras que fazem o reconhecimento facial e placa de veículo. Já tivemos casos de sucesso com a prisão de suspeitos de roubo e até de estupro de vulnerável. Temos uma instalada na Praça Roberto Silveira, no Centro, com botão de emergência, e outra na Escola Municipal Bilíngue em Tempo Integral Senor Abravanel Silvio Santos, no bairro Jardim Leal. A meta é instalar nos quatro distritos.
Em breve mais 400 guardas municipais serão integrados à atual equipe. O concurso público para contratação imediata e mais 100 para reserva está aberto. A força já recebeu novas viaturas e foram entregues pistolas elétricas.
A melhoria da iluminação é outro ponto que auxilia na Segurança Pública. Estamos trocando as lâmpadas por led, que além de iluminarem mais são mais econômicas e têm vida útil maior. Uma cidade bem iluminada inibe a ação de bandidos.

Como tem sido feito o ordenamento urbano? Existem projetos?
Estamos trabalhando dia e noite no ordenamento da nossa cidade. Realizamos constantemente ações que coíbam o uso indevido do espaço público, poluição sonora, visual, etc. Realizamos fiscalização nas feiras livres, adequando espaços e barracas, recadastrando os feirantes; vamos recadastrar os comerciantes informais (camelôs) e padronizar barracas. Estamos trabalhando também na fiscalização de exposição e venda de animais permitidos nas feiras livres, assim como ao trato; realizamos fiscalização em cachoeiras do município coibindo depredação, vandalismo, sujeira, tanto de frequentadores quanto de comerciantes que atuam informalmente no local; operações diárias de advertência e posterior reboque de veículos abandonados em vias públicas. São muitas ações.

O que está sendo feito na Educação?
Estamos investindo na construção de escolas e creches climatizadas e na instalação de ares-condicionados nas unidades públicas já existentes e que ainda não são climatizadas. Já foram entregues à população cinco novas unidades escolares. Atualmente, temos sete escolas e mais quinze creches em construção, entre elas as escolas bilíngues Ev. Billy Graham e de Saracuruna.
E nós vamos revolucionar e transformar a educação pública municipal com o PROGRAMA EDUCA. Nosso objetivo é implementar o ensino com projetos e ações pautadas em qualidade, tornando Duque de Caxias uma referência não apenas para o Estado, mas para o país. Além de melhorar a qualidade do ensino, a meta é aumentar a nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Quais os projetos e ações na Saúde?
São muitas as realizações e projetos. Iniciamos a construção das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Parque Capivari, Vila Urussaí e Pantanal, concluímos a reforma do primeiro pavimento da UPA Pediátrica. Em breve Imbariê terá uma Unidade Pré-Hospitalar (UPH), que já está com 60% da obra concluída. A nova Farmácia Central já está em pleno funcionamento. Com o novo espaço, a Farmácia ganhou melhor estrutura, controle e agilidade no abastecimento das unidades de saúde. Isso é mais eficiência, com remédios chegando mais rápido.
Inauguramos o Hospital Municipal do Coração São José (HMCSJ), primeira unidade pública especializada em Cardiologia da região. No primeiro mês de atendimento superou as expectativas no atendimento aos pacientes regulados pelo Sistema Estadual de Regulação (SER). A unidade dispõe de serviços como hemodinâmica, tomografia computadorizada e ecocardiografia, além de procedimentos como cateterismo, implantação de stents, cirurgias cardíacas e colocação de marcapasso.
Para facilitar o acesso de pacientes em condições crônicas, acamados ou com dificuldades de locomoção a medicamentos essenciais, lançamos o programa Remédio em Casa.
Nesse início de governo também teve mutirão no Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda, instalado no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC), com a entrega de dois mil aparelhos auditivos, beneficiando mil pacientes atendidos na unidade de Audiologia. Com o mutirão realizado em março de 2025, a Prefeitura de Duque de Caxias contabiliza mais de 35 mil aparelhos auditivos entregues gratuitamente.
Nos dias 15 e 16 de março, o Hospital do Olho realizou mais um mutirão de cirurgias de catarata, chegando a realizar quase 400 procedimentos.

Como estão avançando as obras no município?
Uma parceria com o governo do Estado está promovendo avanços significativos em toda a cidade. Dentre as principais conquistas desse período inicial, destacam-se a recuperação de vias, drenagem e pavimentação asfáltica, com a aplicação de mais de 42.200 metros de asfalto novo, garantindo mais segurança e mobilidade para motoristas e pedestres que acontecem nos quatro distritos. A iluminação pública também está sendo modernizada com instalação de lâmpadas de LED que consomem 50% menos energia que as convencionais e têm vida útil mais longa.
A parceria entre a Prefeitura de Duque de Caxias e o Governo do Estado está possibilitando a canalização e macrodrenagem de rios e canais. As intervenções incluem a instalação de galerias que garantem o fluxo adequado das águas, evitando obstruções durante os períodos de chuvas intensas. As áreas sobre os rios canalizados estão sendo transformadas em espaços de lazer com áreas de convivência acessíveis, academias ao ar livre, playgrounds e ciclovias, como no canal Caboclos, no Centro, e Canal Calombé, na Figueira.
Áreas antes abandonadas estão se transformando em praças para diversão da população como a Praça do Morro da Cruz, no Parque Fluminense, que ganhou quadra poliesportiva, brinquedos, academia ao ar livre e mesas e bancos. Agora o bairro da Prainha também tem um ponto de encontro para reunião e divertimento dos moradores: a Praça Santa Martha. Outros bairros também estão sendo contemplados com áreas de lazer. A Vila Olímpica e o Parque Municipal da Taquara estão sendo reformados e revitalizados.
Facilitar o deslocamento dos duque-caxienses é uma preocupação da Prefeitura. A Ponte do Pilar, construída na altura do Anel Viário de Campos Elíseos, melhora o trânsito na Rodovia Washington Luís (BR-040) e facilita o acesso até a Avenida 5 de Julho, no bairro Pilar. O acesso à ponte foi ampliado e conta com ciclovia e iluminação de LED.
Em Xerém foi construída a Via de Interligação que faz a ligação da Estrada Rio D’Ouro, no bairro 51, e segue até a Estrada Principal de Xerém, próximo da antiga fábrica de carrocerias Marcopolo.
As obras de construção do Viaduto do Condomínio Industrial e Comercial (Codin) que irá interligar a região do condomínio à rodovia Washington Luiz, vão desafogar o trânsito na entrada e saída do bairro do quarto distrito e melhorar a logística das empresas instaladas no Codin.

Duque de Caxias tem um programa de transporte interessante com tarifa zero. Como funciona?
O Programa Tarifa Zero é um sucesso. Atualmente temos 17 linhas que atendem aos moradores dos quatro distritos de Duque de Caxias. Funciona de domingo a domingo, das 05h às 22h, com intervalos de uma hora. Além de aliviar o orçamento doméstico, facilita a mobilidade urbana.

Existe em Duque de Caxias algum projeto inovador?
Com certeza. Temos três projetos que estão sendo colocados em prática são: Caça Fios, Jogue Limpo com Duque de Caxias e Centro de Tratamento de Resíduos.
O Caça Fio é para garantir a segurança e combater a poluição visual. A Prefeitura está retirando a fiação aérea que não está sendo utilizada. Equipes técnicas estão indo aos pontos indicados pela Ouvidoria Municipal que recebe as denúncias dos duque-caxienses.
O programa Jogue Limpo tem como principal objetivo acelerar a recuperação e a manutenção dos bairros nos quatro distritos do município, integrando diversas secretarias. É voltado para reforçar a limpeza do município, organização dos espaços públicos e conscientização da população sobre o descarte correto de lixo e entulho. As equipes têm uniforme diferenciado e maquinário. A estrutura operacional inclui dois caminhões vacol, dois caminhões trucados, uma retroescavadeira, equipes de tapa-buracos e serviços de poda. As ações são programadas semanalmente e são realizadas em toda a cidade.
O Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) é um importante avanço ambiental para Duque de Caxias. No CTR o lixo coletado nas ruas, os resíduos da construção civil e madeira são processados e transformados em material reutilizável. Os resíduos processados estão sendo usados em obras da prefeitura, como no parque Municipal da Taquara e no Dique do Pilar.

Quais ações estão em andamento para a proteção do meio ambiente?
Estamos em fase de elaboração de um Plano de Ação do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea) que vai detalhar as diretrizes, metas, ações, indicadores necessários para implementação de políticas pública que promovam a educação ambiental como ferramenta para o desenvolvimento sustentável e ampliar os repassem de ICMS Ecológico para o município. Vamos avançar muito nesta área.
Uma parceria com a Secretaria de Obras está possibilitando a reforma e revitalização do Parque Natural Municipal da Taquara. As obras estão em andamento e visam aprimorar a infraestrutura do parque, garantindo melhores condições para a conservação da biodiversidade e para o uso público sustentável da área.

O senhor criou a Secretaria de Proteção Animal. Qual o objetivo?
Precisamos ter responsabilidade com os animais. Isso é respeito à vida. Realizamos constantemente feiras de adoção com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da adoção responsável de animais e a necessidade de combater maus tratos, através de palestras e distribuição de materiais informativos.

Quais projetos culturais estão movimentando Duque de Caxias?
Fomentar e promover a Cultura também é prioridade no nosso governo. Criamos a Feira do Empreendedor Caxiense com foco na promoção da cultura e da economia criativa, estimulando a geração de renda, o turismo local, a sustentabilidade e o empreendedorismo. O evento vai percorrer os quatro distritos.
O “Circuito Cultural Boca Pra Fora”, que resgata o samba e a cultura popular, tem shows gratuitos, no Centro de Duque de Caxias. São apresentações musicais e culturais gratuitas, com a participação de grandes nomes da música popular brasileira. O evento acontece às segundas-feiras, a partir das 18h, na Praça do Pacificador, em frente ao palco aberto do Teatro Municipal Raul Cortez. Toda semana o músico e percussionista Tiago Testa leva convidados especiais para a animada roda de samba.
Várias ações e projetos são realizados no Teatro Municipal Raul Cortez, bem como na Biblioteca Leonel de Moura Brizola.

Existe algum programa de cursos profissionalizantes para preparar os caxienses para o mercado de trabalho?
Temos a Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias (FUNDEC). Nós temos atualmente 84 cursos e 14 oficinas, distribuídos em 46 polos.

Sabemos que boa parte do seu secretariado é formado por mulheres. Existe algum programa voltado para elas?
A força e a inteligência da mulher são muito valorizadas na cidade. Todos os dias vemos vítimas de violência na imprensa. Em Duque de Caxias temos várias ações voltadas à proteção da mulher, bem como para seu empoderamento. Lançamos, por exemplo, o Projeto Abraço Mulher, que atende mulheres em situação de violência patrimonial, física, psicológica, moral e/ou sexual. São oferecidos suporte integral e gratuito para suas necessidades sociais, psicológicas, jurídicas e de saúde, dando suporte às mulheres para romper o ciclo de violência vivido. O projeto tem como objetivo promover a autonomia, segurança e inclusão social das vítimas ao mesmo tempo que busca conscientizar a população sobre os direitos das mulheres e combater a violência de gênero.

O que esperar de Duque de Caxias?
Estamos trabalhando na construção de uma cidade mais justa, igualitária e segura. Uma cidade boa para morar e trabalhar. Estamos pavimentando mais que ruas e estradas, estamos pavimentando a Duque de Caxias do futuro. Todas as nossas ações e projetos são em prol da melhoria da qualidade de vida, bem-estar e segurança de todos. Essa é a Duque de Caxias que queremos.