Netinho Reis abreDivulgação
O DIA - Prefeito, este é o seu primeiro mandato. Como o senhor resumiria os primeiros 100 dias?
Como está o salário dos servidores?
Uma das primeiras medidas que tomei foi solicitar ao secretário de Fazenda que formulasse o calendário de pagamento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. Queria todo mundo recebendo em dia e ao mesmo tempo. Assim nossos servidores podem se organizar melhor, cumprindo os compromissos.
O que foi feito para gerar empregos para a população?
Estamos investindo em infraestrutura, segurança e temos grandes áreas com condições para abrigar empresas. A Shopee, uma das maiores plataformas de e-commerce, vai construir um centro de distribuição que vai gerar aproximadamente dois mil empregos formais. Outra boa notícia é que a maior empresa fornecedora de equipamentos de transporte ferroviário, a chinesa China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC), também escolheu Duque de Caxias para instalar a empresa no país. Em março, durante a Super Rio Expofood (SER) – o maior evento de negócios das Américas –, Duque de Caxias se destacou e conseguiu R$ 4 bilhões em investimentos privados que vão gerar mais três mil novos empregos formais nos próximos meses. O município reforça seu protagonismo no desenvolvimento do Rio de Janeiro sendo sede de grandes potências como a Coca-Cola, Braskem.
A Segurança é uma preocupação das cidades. Que o senhor tem feito para melhorar a área de Segurança no município?
Em breve mais 400 guardas municipais serão integrados à atual equipe. O concurso público para contratação imediata e mais 100 para reserva está aberto. A força já recebeu novas viaturas e foram entregues pistolas elétricas.
A melhoria da iluminação é outro ponto que auxilia na Segurança Pública. Estamos trocando as lâmpadas por led, que além de iluminarem mais são mais econômicas e têm vida útil maior. Uma cidade bem iluminada inibe a ação de bandidos.
Como tem sido feito o ordenamento urbano? Existem projetos?
O que está sendo feito na Educação?
E nós vamos revolucionar e transformar a educação pública municipal com o PROGRAMA EDUCA. Nosso objetivo é implementar o ensino com projetos e ações pautadas em qualidade, tornando Duque de Caxias uma referência não apenas para o Estado, mas para o país. Além de melhorar a qualidade do ensino, a meta é aumentar a nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Quais os projetos e ações na Saúde?
Inauguramos o Hospital Municipal do Coração São José (HMCSJ), primeira unidade pública especializada em Cardiologia da região. No primeiro mês de atendimento superou as expectativas no atendimento aos pacientes regulados pelo Sistema Estadual de Regulação (SER). A unidade dispõe de serviços como hemodinâmica, tomografia computadorizada e ecocardiografia, além de procedimentos como cateterismo, implantação de stents, cirurgias cardíacas e colocação de marcapasso.
Para facilitar o acesso de pacientes em condições crônicas, acamados ou com dificuldades de locomoção a medicamentos essenciais, lançamos o programa Remédio em Casa.
Nesse início de governo também teve mutirão no Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda, instalado no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC), com a entrega de dois mil aparelhos auditivos, beneficiando mil pacientes atendidos na unidade de Audiologia. Com o mutirão realizado em março de 2025, a Prefeitura de Duque de Caxias contabiliza mais de 35 mil aparelhos auditivos entregues gratuitamente.
Nos dias 15 e 16 de março, o Hospital do Olho realizou mais um mutirão de cirurgias de catarata, chegando a realizar quase 400 procedimentos.
Como estão avançando as obras no município?
A parceria entre a Prefeitura de Duque de Caxias e o Governo do Estado está possibilitando a canalização e macrodrenagem de rios e canais. As intervenções incluem a instalação de galerias que garantem o fluxo adequado das águas, evitando obstruções durante os períodos de chuvas intensas. As áreas sobre os rios canalizados estão sendo transformadas em espaços de lazer com áreas de convivência acessíveis, academias ao ar livre, playgrounds e ciclovias, como no canal Caboclos, no Centro, e Canal Calombé, na Figueira.
Áreas antes abandonadas estão se transformando em praças para diversão da população como a Praça do Morro da Cruz, no Parque Fluminense, que ganhou quadra poliesportiva, brinquedos, academia ao ar livre e mesas e bancos. Agora o bairro da Prainha também tem um ponto de encontro para reunião e divertimento dos moradores: a Praça Santa Martha. Outros bairros também estão sendo contemplados com áreas de lazer. A Vila Olímpica e o Parque Municipal da Taquara estão sendo reformados e revitalizados.
Facilitar o deslocamento dos duque-caxienses é uma preocupação da Prefeitura. A Ponte do Pilar, construída na altura do Anel Viário de Campos Elíseos, melhora o trânsito na Rodovia Washington Luís (BR-040) e facilita o acesso até a Avenida 5 de Julho, no bairro Pilar. O acesso à ponte foi ampliado e conta com ciclovia e iluminação de LED.
Em Xerém foi construída a Via de Interligação que faz a ligação da Estrada Rio D’Ouro, no bairro 51, e segue até a Estrada Principal de Xerém, próximo da antiga fábrica de carrocerias Marcopolo.
As obras de construção do Viaduto do Condomínio Industrial e Comercial (Codin) que irá interligar a região do condomínio à rodovia Washington Luiz, vão desafogar o trânsito na entrada e saída do bairro do quarto distrito e melhorar a logística das empresas instaladas no Codin.
Duque de Caxias tem um programa de transporte interessante com tarifa zero. Como funciona?
Existe em Duque de Caxias algum projeto inovador?
O Caça Fio é para garantir a segurança e combater a poluição visual. A Prefeitura está retirando a fiação aérea que não está sendo utilizada. Equipes técnicas estão indo aos pontos indicados pela Ouvidoria Municipal que recebe as denúncias dos duque-caxienses.
O programa Jogue Limpo tem como principal objetivo acelerar a recuperação e a manutenção dos bairros nos quatro distritos do município, integrando diversas secretarias. É voltado para reforçar a limpeza do município, organização dos espaços públicos e conscientização da população sobre o descarte correto de lixo e entulho. As equipes têm uniforme diferenciado e maquinário. A estrutura operacional inclui dois caminhões vacol, dois caminhões trucados, uma retroescavadeira, equipes de tapa-buracos e serviços de poda. As ações são programadas semanalmente e são realizadas em toda a cidade.
O Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) é um importante avanço ambiental para Duque de Caxias. No CTR o lixo coletado nas ruas, os resíduos da construção civil e madeira são processados e transformados em material reutilizável. Os resíduos processados estão sendo usados em obras da prefeitura, como no parque Municipal da Taquara e no Dique do Pilar.
Quais ações estão em andamento para a proteção do meio ambiente?
Uma parceria com a Secretaria de Obras está possibilitando a reforma e revitalização do Parque Natural Municipal da Taquara. As obras estão em andamento e visam aprimorar a infraestrutura do parque, garantindo melhores condições para a conservação da biodiversidade e para o uso público sustentável da área.
O senhor criou a Secretaria de Proteção Animal. Qual o objetivo?
Quais projetos culturais estão movimentando Duque de Caxias?
O “Circuito Cultural Boca Pra Fora”, que resgata o samba e a cultura popular, tem shows gratuitos, no Centro de Duque de Caxias. São apresentações musicais e culturais gratuitas, com a participação de grandes nomes da música popular brasileira. O evento acontece às segundas-feiras, a partir das 18h, na Praça do Pacificador, em frente ao palco aberto do Teatro Municipal Raul Cortez. Toda semana o músico e percussionista Tiago Testa leva convidados especiais para a animada roda de samba.
Várias ações e projetos são realizados no Teatro Municipal Raul Cortez, bem como na Biblioteca Leonel de Moura Brizola.
Existe algum programa de cursos profissionalizantes para preparar os caxienses para o mercado de trabalho?
Sabemos que boa parte do seu secretariado é formado por mulheres. Existe algum programa voltado para elas?
O que esperar de Duque de Caxias?

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.