Policiamento na Rua Barão do Bom Retiro, Engenho NovoDivulgação/PMERJ

Rio - O policiamento no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte, permanece reforçado na manhã desta segunda-feira (12) após intenso tiroteio registrado no Dia das Mães. Segundo a Polícia Militar, a segurança também está intensificada no Morro do São João. As comunidades vivem em guerra devido à disputa de território entre criminosos rivais.
No início da tarde desta segunda, o Esquadrão Antibomba da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) foi acionado para verificar um artefato explosivo encontrado no Morro dos Macacos. Os policiais constataram que não havia a possibilidade remoção do objeto, então realizaram um trabalho de evacuação e desativaram o explosivo.
No domingo (11), moradores viveram momentos de terror no Morro dos Macacos. Em vídeos registrados de diferentes pontos da comunidade foi possível ouvir o barulho dos disparos. O confronto aconteceu dois dias depois de um ataque na região, que deixou um morto e dois feridos, na última sexta-feira (9).
Disputa de território
Desde o ano passado, o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP) travam uma disputa pelo controle do Morro dos Macacos. Os conflitos se intensificaram neste ano, com direito a símbolos das facções espalhados pela comunidade.
Atualmente, o TCP domina o morro, mas os constantes tiroteios na área são resultado de uma tentativa de expansão territorial do CV, com traficantes do Morro do São João, no Engenho Novo, buscando aumentar sua influência. A distância de cerca de 4 km entre as duas comunidades facilita a mobilização dos bandidos.