Imagem da Nossa Senhora de Fátima, no Santuário do Recreio, na Zona Oeste Renan Areias/Arquivo/Agência O Dia

Rio - Para celebrar o Dia de Nossa Senhora de Fátima, nesta terça-feira (13), os santuários no Recreio, na Zona Oeste, e no Centro, contam com uma programação especial com missas, terços e procissões. A data recorda a primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, em 1917, na cidade de Fátima, em Portugal.

O dia também é comemorado pelas religiões de matriz africana, que celebra os Pretos Velhos, entidades ancestrais que representam seres humanos escravizados que, apesar da escravidão, viveram até alcançar uma idade avançada. Para os religiosos, eles trazem ensinamentos e conselhos para quem pede por ajuda.

No Santuário do Recreio, a programação começa já nesta segunda-feira (12), a partir das 18h, com terço de velas, missa e procissão luminosa. Na terça (13), as missas serão em horários alternados: 6h- 8h-10h-13h-15h-16h-18h e 19h. No horário das 10h, haverá missa solene com benção dos enfermos e procissão do adeus. Já os terços serão realizados às 7h, 9h, 14h e 17h.

Na Igreja Nossa Senhora de Fátima do Centro, a festividade começa às 5h com alvorada, repicar dos sinos e Santo Terço. As missas serão a cada uma hora. No entanto, 12h haverá a missa solene das aparições. Logo depois, às 13h30, começa o Santo Terço. Ao longo da tarde, terá a adoração ao Santíssimo Sacramento, às 16h30. Terá ainda uma missa pelas crianças e Coroação de Nossa Senhora, às 18h30. A celebração terminará com uma procissão luminosa com a imagem, saindo do Santuário de Fátima, às 20h.
História de Nossa Senhora de Fátima

A história conta que Nossa Senhora de Fátima apareceu há mais de 100 anos na cidade de Fátima, que fica a cerca de 130 quilômetros de Lisboa, em Portugal. A santa teria feito sua primeira aparição para três crianças, que eram pastores de ovelhas: Lúcia de Jesus, 10 anos, Francisco, 9, e Jacinta, 7.

Conhecidos como "os três Pastorinhos de Fátima", Lúcia, Francisco e Jacinta pararam para rezar o terço enquanto acompanhavam o rebanho de ovelhas. Ao atingirem a reza de 50 ave-marias, a santa apareceu para eles. As crianças ficaram assustadas, mas depois viram Nossa Senhora envolta em uma grande luz.

Em sua primeira aparição, Nossa Senhora de Fátima pediu aos pastorinhos orações, sacrifícios e reparação das ofensas ao seu Imaculado Coração e a Deus. Após os pedidos, ela convidou os meninos a continuar rezando e voltar sempre ao mesmo lugar nos seis meses seguintes, sempre no dia 13 e no mesmo horário.

Ao longo dos seis meses, outras pessoas passaram a se juntar as crianças durante as aparições da Santa. De acordo com a história, em uma última aparição, no dia 13 de outubro de 1917, cerca de 70 mil pessoas estavam ao lado dos pastorinhos. Com isso, iniciou-se a devoção a Nossa Senhora de Fátima em Portugal, que depois se espalhou para todo o mundo.

A história ainda conta que Nossa Senhora teria revelado segredos para os pastorinhos ao longo das aparições. Ocultos por muito tempo, eles só foram revelados em 1941, em um livro escrito por Lúcia. O primeiro segredo seria a visão do inferno; o segundo, a devoção ao Imaculado Coração de Maria e a conversão da Rússia ao catolicismo. O terceiro teria sido sobre a perseguição sofrida pela Igreja Católica.
Os Pretos Velhos

Os Pretos Velhos possuem diversas ligações com a história brasileira, como em sua linguagem e na medicina. Eles são vistos como espíritos que representam generosidade, amor e humildade.

A data de comemoração foi escolhida por também ser o dia em que foi assinada a Lei Áurea para a abolição da escravatura no Brasil. Durante os cultos, os cânticos servem para saudar a presença das entidades e reforçar o seu poder durante os rituais espirituais a fim de envolver todos os participantes.