Prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante o Visit Brasil Summit no Museu do Amanhã, na Praça MauáReprodução / Youtube: Embratur

Rio - Acontece na manhã desta terça-feira (20) o último dia do Visit Brasil Summit, evento inédito promovido pela Embratur, que teve o Rio como sede da primeira edição. A conferência foi iniciada na segunda-feira (19) e está sendo realizada no Museu do Amanhã, na Praça Mauá.

Em parceria com o Sebrae, o Summit tem como intuito se firmar como um espaço de referência para especialistas, líderes e profissionais do setor turístico. A iniciativa busca posicionar o Brasil como um destino competitivo no cenário internacional e impulsionar o turismo no país.

Na programação desta terça-feira, ocorrerá a premiação do ‘Concurso Rota das Monografias', painéis sobre ‘Dados são o Futuro do Turismo’ e o ‘O Futuro do Turismo é Inovador’, além de palestras com convidados.

Durante a abertura do evento, na segunda-feira, esteve presente o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e outras autoridades e líderes do setor, como o diretor-presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o diretor-presidente do Sebrae, Décio Lima; o ministro do Turismo, Celso Sabino; o ministro em exercício da Cultura, Márcio Tavares; a escritora Conceição Evaristo, entre outros.

Em discurso, o prefeito destacou que iniciativas como essa são fundamentais para o mundo conhecer todas as regiões de um país tão grande como o Brasil. “Nossa cidade continua sendo a principal vitrine do Brasil no exterior, e temos muito orgulho disso. O turismo é uma atividade econômica poderosa, que gera emprego, renda e impulsiona a imagem e a cultura das cidades. Em um país tão grande e com tantas belezas como o nosso, essa iniciativa é fundamental para o mundo todo conhecer melhor nossas diversas regiões”, disse Paes.

Após a abertura, a Embratur, o Governo Federal e o Sebrae apresentaram a Portaria MTur do Plano Brasis – Estratégia de Marketing Turístico Internacional do Brasil. O objetivo é nortear as ações voltadas para o setor no exterior até 2027.
Diretor-presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante o Visit Brasil Summit  - Reprodução Youtube / Embratur
Diretor-presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante o Visit Brasil Summit Reprodução Youtube / Embratur

O diretor-presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou a força do turismo na geração de emprego e renda. “O turismo é uma das grandes ferramentas do século XXI para gerar emprego, renda e alegria, justamente o que o carioca e o brasileiro mais precisam. Que possamos usar o turismo como base estruturante para o futuro da nossa cidade para os nossos filhos e netos”, afirmou Freixo.

Com o objetivo de apresentar aos convidados do evento um pouco da história do Brasil, a Embratur e a Riotur ofereceram a 50 participantes do Visit Brasil Summit um tour exclusivo pela Pequena África – Circuito da Herança Africana: Conexões Diaspóricas, no Rio de Janeiro, no Porto.
O grupo visitou os marcos do Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana, descobrindo a influência da população africana na formação da identidade cultural do país.