Ação vai atender população em SaracurunaRui Porto Filho

Rio - O projeto Centro Esporte Educação (CEE) em Ação, chega, no próximo sábado (24), a Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e vai ofertar diversos serviços gratuitos à comunidade, das 9h às 15h, no Ciep 318 Paulo Mendes Campos.

O evento conta com diversos parceiros, como a Defensoria Pública, com orientação jurídica em demandas cíveis de menor complexidade; Operação Lei Seca, com atividades de sensibilização sobre segurança no trânsito; o Núcleo de Assistência ao Cidadão (NAC), com isenção de taxa para 2ª via de documentos; e a Associação dos Amigos e Portadores de Psoríase RJ, com conscientização sobre a doença e encaminhamento para dermatologista.

Já o Empoderadas vai ofertar atendimentos no espaço da beleza, com design de sobrancelhas, maquiagem, massagem, corte de cabelo e trancista. O programa Cozinha Brasil vai promover palestras sobre aproveitamento integral de alimentos e degustação; escovódromo e aplicação de flúor; oficina criativa e de xadrez, além de recreação infantil.

“O CEE em Ação é extremamente importante e se tornou um momento muito esperado pela comunidade local. Ao envolvê-la nessas atividades, a ação contribui para o empoderamento de todos, criando oportunidades, possibilidades, trocas, estimulando a participação social, a construção de um senso de pertencimento, promovendo a inclusão e o desenvolvimento humano”, contou Gabrielli Fagundes, assistente social do projeto em Duque de Caxias.

Desde o seu início, em 2022, o CEE em Ação já passou pelos municípios de Duque de Caxias, Macaé, Maricá e Itaboraí, somando mais de 11 mil atendimentos. O evento social tem como objetivo promover a cidadania, fortalecer os vínculos comunitários e gerar transformação social, por meio da oferta de serviços de saúde, esporte e lazer, cidadania e educação.

Para Laura Cadinele, gestora do projeto Centro Esporte Educação, o principal objetivo dessa iniciativa é levar dignidade, acesso a direitos e oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Sabemos o quanto faz diferença ter acesso a serviços básicos e ser bem acolhido. Essa ação é uma forma de estarmos perto da comunidade, oferecendo cuidado, orientação e alegria. É muito bom poder contar com a Petrobras e tantos voluntários que acreditam nessa causa com a gente”, destacou.