Cadeirante atravessa vias movimentadas em Niterói Reprodução / Redes Sociais

Rio - Um homem foi flagrado pilotando uma espécie de cadeira de rodas motorizada por vias movimentadas de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. O registro foi feito nesta terça-feira (20), na altura do trecho conhecido como Ponto Cem Réis, na chegada da Alameda São Boaventura. Apesar do inusitado e do perigo, nenhum acidente foi registrado.
No vídeo, passageiros de um transporte coletivo demonstram preocupação pelo homem, receando que ele pudesse tropeçar, bater com a cabeça e causar um acidente de trânsito grave. Alguns chegaram a chamar de "loucura" a cena vista. Ainda é possível observar a cadeira motorizada passando perto da viatura da Niterói Trânsito S.A (Nittrans).

Já nas redes sociais, alguns internautas comentam sobre as condições das calçadas e a acessibilidade. "Isso poderia chamar a atenção para acessibilidade em Niterói. As calçadas são péssimas para trafegarmos, imagina para um cadeirante", comenta uma usuária.

De acordo com a prefeitura da cidade, a Nittrans esclarece que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite que veículos devidamente registrados, licenciados e conduzidos por pessoas habilitadas circularem em vias públicas.

Ainda conforme os órgãos, o uso de cadeira motorizada simulando automóvel e descaracterizando o equipamento como mobilidade pessoal representa grave risco para o usuário e todos no trânsito, além de violar as regras do CTB e da legislação.

A Nittrans informou que irá tomar medidas cabíveis em parceria com os órgãos competentes.