Avenida Cesário de Melo, uma das principais vias da Zona Oeste Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio
Zona Oeste do Rio terá programa de arborização urbana para combater calor e poluição
Lei cria Verde Oeste Raiz, que prevê o plantio de árvores em pelo menos 23 bairros da região
Rio - A Zona Oeste contará com o programa Verde Oeste Raiz, voltado ao aumento da plantação de árvores e a melhoria da qualidade ambiental. A iniciativa foi oficializada nesta terça-feira (20) com a sanção da Lei número 8.900/2025 pelo prefeito Eduardo Paes (PSD).
O programa tem como objetivo ampliar a cobertura vegetal em bairros como Bangu, Vila Kennedy, Deodoro, Campo dos Afonsos, Gericinó, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Santíssimo, Senador Camará, Vila Militar, Barra de Guaratiba, Campo Grande, Cosmos, Santa Margarida, Guaratiba, Inhoaíba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Senador Vasconcelos e Sepetiba.
O projeto é de autoria do vereador Zico (PSD), que destacou a importância para o meio ambiente. "A arborização é essencial para a saúde ambiental das áreas urbanas, pois as árvores exercem papel fundamental na purificação do ar, ao absorverem dióxido de carbono e outros poluentes atmosféricos", explicou.
Ele acrescentou ainda que "a criação de mais áreas verdes na Zona Oeste ajudará a reduzir o fenômeno conhecido como ilha de calor urbana, comum em regiões densamente urbanizadas".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.