Uberlan de Oliveira (D) com o carnavalesco Max Lopes na festa de 30 anos da escola, em março de 2008 Raphael Perucci / Arquivo O Dia

Morreu, nesta sexta-feira (30), o ex-presidente da Unidos do Porto da Pedra, Uberlan Jorge de Oliveira, aos 82 anos. O dirigente esteve à frente da agremiação de São Gonçalo entre 2002 e 2010, sendo todos os desfiles de sua gestão realizados no Grupo Especial.

O velório acontece neste sábado (31), na quadra (Travessa João Silva, 84, Porto da Pedra). O sepultamento será às 17h, no Cemitério São Gonçalo. A causa da morte não foi revelada.

Em nota, a diretoria da escola, que desfila na Série Ouro, manifesou pesar. "Não há palavras que ajudem a compor! Com tristeza recebemos a notícia do falecimento de nosso eterno presidente Uberlan de Oliveira, um apaixonado pela nossa agremiação."
Uberlan ganhou muito destaque em 2005, quando a Porto da Pedra conquistou o inédito sétimo lugar com a reedição de "Festa Profana", embalada pelo samba histórico e pelo talento do carnavalesco Alexandre Louzada. Foi, também, o responsável por contratar o lendário mestre Louro (1950-2008) para a bateria e o carnavalesco Max Lopes (1949-2023).

Em sua gestão, a escola foi obrigada a trocar de sede, passando a ensaiar num espaço no bairro Vila Lage, em São Gonçalo. Seis anos depois, já com outra administração, a Vermelho e Branco retornou para a atual quadra.

Nos últimos anos, o ex-dirigente, conhecido pela discrição, estava afastado do Carnaval.