Segundo pesquisas, os pais demonstraram pouca familiaridade com o cigarro eletrônicoDivulgação / Prefeitura

Rio - No Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado neste sábado (31), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) lançou uma campanha de conscientização sobre os riscos dos cigarros eletrônicos. A iniciativa tem como foco o público jovem e seus familiares, diante do crescimento do uso do "vape", apesar da proibição nacional em vigor desde 2009.
Segundo a Anvisa, é proibida a fabricação, importação, comercialização, transporte e propaganda desses dispositivos. Ainda assim, seu uso tem aumentado, principalmente entre os jovens, atraídos por sabores variados e pelo visual moderno dos produtos.
A campanha da SMS usa frases de impacto como "o vape vicia e destrói seu pulmão" e está sendo veiculada nas redes sociais, bancas de jornal e mobiliário urbano da cidade. O material também reforça que o tratamento para quem deseja parar de fumar está disponível nas unidades de atenção primária do município.
"Muitos pais não têm consciência dos riscos que o vape representa para a saúde dos seus filhos. Queremos abrir um espaço de diálogo para promover escolhas mais seguras para as próximas gerações," diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, que destaca a importância de informar as famílias.
A campanha foi desenvolvida a partir de uma pesquisa com 58 participantes, dentre eles, jovens de 15 a 25 anos e seus pais, onde revelou desconhecimento por parte dos adultos e uma percepção equivocada entre os jovens de que o produto é inofensivo. Muitos relataram o primeiro contato com o vape entre os 14 e 17 anos e apontaram como principais atrativos a curiosidade, a aceitação social e a ausência de odor.
De acordo com a pesquisa, entre os riscos citados pelos próprios adolescentes, estão os danos à saúde física e mental, o risco de explosões e a presença de substâncias perigosas como maconha, querosene e até água sanitária nos dispositivos falsificados.
Já os pais demonstraram pouca familiaridade com o cigarro eletrônico, com parte deles sem saber sequer como identificá-lo. Muitos também desconheciam que os filhos faziam uso dos dispositivos.
O tema proposto pela OMS para o Dia Mundial Sem Tabaco de 2025 é "Desmascarando a indústria do tabaco: expondo as táticas da indústria para deixar os produtos de tabaco e nicotina mais atrativos".