Rio - A Cidade Maravilhosa acaba de conquistar mais um admirador de peso: Carlo Ancelotti, novo técnico da Seleção Brasileira de futebol. Nascido na Itália, país conhecido por sua arte, história e paisagens deslumbrantes, o treinador quer ir além dos gramados e vivenciar de perto as belezas e a cultura do Rio de Janeiro.
fotogaleria
A informação foi confirmada por seu empresário, Diego Fernandes, que revelou o interesse de Ancelotti em conhecer de perto as 'riquezas' cariocas.E não é só de dribles e convocações que viverá o técnico. Assim como tantos turistas encantados pelo charme da capital fluminense, ele já visitou o Cristo Redentor, neste sábado.
Diante disso, O DIA ouviu personalidades e anônimos para dizer onde levar Carlo Ancelotti para que ele sinta a verdadeira alma do Rio, As sugestões foram das mais tradicionais às mais surpreendentes, todas com um toque de orgulho e carinho por uma cidade que, até para um italiano acostumado com tanta beleza, já começa a parecer irresistível.
MILTON CUNHA (HISTORIADOR E CARNAVALESCO)
"O meu programa seria segunda-feira, que é o melhor dia do Rio. Levaria ele no samba do trabalhador, de quatro às nove e meia da noite. Nove e meia da noite, ele já inebriado, iria comigo para a Pedra do Sal ver aquela loucura que é a animação do carioca, essa simpatia, essa vontade de celebrar a vida com um real no bolso e é lindo. A gente faz a festa pra vida melhorar ".
NEGUINHO DA BEIJA-FLOR (CANTOR)
"Eu levaria o Carlo Ancelotti, novo técnico da seleção brasileira, para a Marquês de Sapucaí, para ver o Carnaval, maior espetáculo da Terra. Na Apoteose , abrange os desfiles e os ensaios das escolas de samba".
MOACYR LUZ (CANTOR E COMPOSITOR)
"Eu indico o Samba do Trabalhador, segunda-feira, no Rena, onde ele poderia encontrar, de folga, jogadores que atuaram no domingo. Indico também a sombra de alguma árvore no Parque do Flamengo para ele relaxar e se inspirar nas futuras convocações".
EVANDRO MESQUISTA (CANTOR - LÍDER DA BLITZ)
"Não quero que ele vá a lugar nenhum. Quero que fique bastante concentrado no futebol e na Seleção. Depois da Copa, ele pode ir para Mangueira, Búzios, Cristo, Pão de Açucar e em outros lugares".
ELYMAR SANTOS (CANTOR)
"Eu chamaria o novo técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, para curtir uma roda de samba no Cacique de Ramos, aqui no subúrbio da Leopoldina".
PEDRO ERNESTO (PRESIDENTE DO CORDÃO DA BOLA PRETA)
"Eu levaria para a Feijoada do Bola no tradicional Cordão da Bola Preta fundado em 31/12/1918. A feijoada acontece sempre no primeiro sábado de cada mês em nossa sede na Rua da Relação, 03 - Centro, animada pelo Grupo Exaltação ao Samba de Enredo com a participação de convidados do mundo do samba, na próxima, no dia 7/06, teremos a presença do intérprete Nego. Quem sabe o técnico não se anima?
CÉLIA DOMINGUES – MANGUEIRENSE E PRESIDENTE DA AMEBRAS (ASSOCIAÇÃO DE MULHERES EMPREENDEDORAS DO BRASIL)
"Na Quadra da Mangueira. Ele não vai querer mais sair de lá. Outro lugar seria a Academia Brasileira de Artes Carnavalescas, no Centro do Rio. Na Mangueira ele vai ter um conjunto de informações. É cultura, é social, é comunidade. Na academia, ele vai conhecer os baluartes do samba, as pessoas que falam de carnaval o tempo todo, as pessoas que são os imortais do samba e uma exposição maravilhosa".
ÂNGELA LEAL (DIRETORA DO TEATRO RIVAL PETROBRAS)
"Levaria num domingo de sol de outono até a Cinelândia para ele ver a base de nossa cultura, que é a Biblioteca Nacional com a Literatura, o Museu Nacional de Belas Artes, com as artes plásticas, o Theatro Municipal, com as artes cênicas. Aí, pararia no Amarelinho para ele tomar um chopinho e depois o levaria para o Rival para a feijoada com o Ito Melodia".
JÚNIOR (COMENTARISTA DE FUTEBOL E EX-JOGADOR )
"Eu gostaria de levar o Ancelotti no meu pagode do Samba da Sopa, para ele conhecer o verdadeiro samba de raiz do Rio. Se ele tivesse chegado antes, eu teria o levado sexta passada".
NUNES (CAMPEÃO MUNDIAL PELO FLAMENGO EM 1981)
"Levaria para conhecer o Clube de Regatas do Flamengo, com toda a história do rubro-negro com seus campeonatos e troféus. Ele conheceu a nação rubro-negra na quarta-feira, no Maracanã. Quero desejar ao Ancelotti que ele dê uma injeção de ânimo para conseguir recuperar o futebol brasileiro".
PADRE OMAR (REITOR DO SANTUÁRIO CRISTO REDENTOR)
"Já convidei o técnico para conhecer o Santuário e eles aceitou (a visita aconteceu neste sábado). Eu levaria o Ancelotti para conhecer o Clube do Fluminense e a sala dos troféus. Também levaria para o restaurante italiano Marguta, em Ipanema ou na Barra".
RENATO SORRISO (PASSISTA GARI)
"Eu levaria para a Apoteose. Não existem os deuses do futebol? Também existem os deuses do samba. Já passaram por lá Pelé, Roberto Dinamite e outros. A Escola de Samba Estácio de Sá homenageou o Flamengo e a Tijuca, o Vasco. Também gostaria de levá-lo para conhecer a Zona Norte".
ROBERTO ANTUNES (PROFESSOR DE HISTÓRIA)
"Assim como Milton Cunha, eu levaria para conhecer a Pedra do Sal para ele sentir a energia do lugar. Também iria levá-lo para assistir a um jogo de futebol numa manhã de domingo no Aterro do Flamengo".
ELTON FERREIRA (PORTEIRO)
"Ele poderia conhecer o Pão de Açúcar e outro lugar que eu levaria o Ancelotti seria a Feira de São Cristóvão (Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas), pela tradição e conhecimento da cultura".
RIGO GOMES (PROPRIETÁRIO DO ANGU DO GOMES)
"Eu indicaria para um passeio na Ilha Grande. Na cidade do Rio de Janeiro, eu gosto muito da Confeitaria Colombo, no Centro, e acho que ele poderia tomar café lá, dar um passeio pela Praça Mauá, conhecer a Igreja de São Bento, que é linda, e na hora do almoço ir no Angu do Gomes, no Largo da Prainha, para comer a iguaria, que é a mais democrática da cidade, acompanhada de um chopinho".
RAPHAEL VIDAL (PROPRIETÁRIO DA CASA DO PORTO)
"Levaria o Ancelotti pra conhecer a Folha Seca, a mais carioca das livrarias, na rua do Ouvidor, comandada pelo Rodrigo Ferrari, que nas Copas do Mundo organiza entre os clientes uma torcida com camisas inspiradas nas seleções brasileiras de antigamente".
TIAGO MOURA (PRESIDENTE DO POLO GASTRONÔMICO DA ZONA SUL)
"Como presidente do Polo Gastronômico da Zona Sul, faço questão de indicar ao novo técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, o Canastra Trattoria, no Leme, na minha opinião, a melhor pizza do Rio, servida de frente pro mar e para o Pão de Açúcar, perfeita para ele matar a saudade da comida italiana enquanto se encanta com uma paisagem tipicamente carioca".
FREDERIC MONNIER (CHEF EMBAIXADOR DA CULINÁRIA FRANCESA DO SENAC)
"Gostaria de levar o Carlo Ancelotti, para jantar no restaurante Le Pulê, em Ipanema, no coração da Zona Sul carioca. É o cenário perfeito para que ele experimente uma culinária criativa que combina os sabores vibrantes do Brasil com a sofisticação da gastronomia francesa. E para completar a experiência, nada melhor do que um bom vinho da casa, escolhido para harmonizar com a refeição e brindar esse encontro entre Europa e Brasil".
LEO PINHEIRO (DIRETOR DE CINEMA)
"Eu levaria o Ancelotti para conhecer um dos meus lugares preferidos no Rio: a Lagoa Rodrigo de Freitas. Quero que ele sinta um pouco da nossa energia e, claro, aproveite para remar no Clube de Regatas do Flamengo; uma experiência única que tenho certeza de que ele adoraria".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.