A ação acontece no Eco Resort Castelinho, em MagéDivulgação

Rio – Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (5), 200 crianças de escolas públicas e privadas de Magé participarão do 1º Circuito de Educação Ambiental. A iniciativa acontece no Eco Resort Castelinho, no município da Baixada Fluminense. O local fica em uma área de cerca de 4 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica preservada.
Durante o evento, os alunos participarão de seis atividades educativas ao ar livre, incluindo oficinas de reciclagem criativa, plantio de mudas nativas, exposição de animais taxidermizados, demonstração com serpentes e um tour por uma cachoeira construída com 40 toneladas de lixo reciclado.
"O nosso maior objetivo com esse evento é mostrar que sustentabilidade não é uma ideia abstrata, mas uma prática diária", afirma André Marinho, proprietário do Eco Resort.
A ação conta com a parceria da Área de Proteção Ambiental (APA) Petrópolis, vinculada ao ICMBio.
Para Victor Valente, chefe da unidade, a parceria com o setor privado amplia o alcance da educação ambiental. "A APA Petrópolis/ICMBio comemora a execução da parceria fundamental com o Eco Resort Castelinho, um empreendimento sustentável com grande responsabilidade socioambiental", destaca.
O circuito também contará com uma apresentação da brigada de incêndios florestais e exibição de vídeos educativos sobre preservação da fauna e flora da região. A proposta é estimular o interesse pelas ciências ambientais e criar conexões diretas com a natureza desde a infância.
"O contato com a natureza é insubstituível. Esse tipo de experiência tem o poder de marcar a memória afetiva das crianças e despertar nelas um senso de responsabilidade pelo meio em que vivem", reforça Marcelo Lourenço Junior, agente ambiental da APA Petrópolis.