A ação acontece no Eco Resort Castelinho, em MagéDivulgação
Educação ambiental reúne 200 crianças no Dia do Meio Ambiente
Evento engloba estudantes de escolas de Magé para atividades de educação ambiental ao ar livre
Rio – Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (5), 200 crianças de escolas públicas e privadas de Magé participarão do 1º Circuito de Educação Ambiental. A iniciativa acontece no Eco Resort Castelinho, no município da Baixada Fluminense. O local fica em uma área de cerca de 4 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica preservada.
Durante o evento, os alunos participarão de seis atividades educativas ao ar livre, incluindo oficinas de reciclagem criativa, plantio de mudas nativas, exposição de animais taxidermizados, demonstração com serpentes e um tour por uma cachoeira construída com 40 toneladas de lixo reciclado.
"O nosso maior objetivo com esse evento é mostrar que sustentabilidade não é uma ideia abstrata, mas uma prática diária", afirma André Marinho, proprietário do Eco Resort.
A ação conta com a parceria da Área de Proteção Ambiental (APA) Petrópolis, vinculada ao ICMBio.
Para Victor Valente, chefe da unidade, a parceria com o setor privado amplia o alcance da educação ambiental. "A APA Petrópolis/ICMBio comemora a execução da parceria fundamental com o Eco Resort Castelinho, um empreendimento sustentável com grande responsabilidade socioambiental", destaca.
O circuito também contará com uma apresentação da brigada de incêndios florestais e exibição de vídeos educativos sobre preservação da fauna e flora da região. A proposta é estimular o interesse pelas ciências ambientais e criar conexões diretas com a natureza desde a infância.
"O contato com a natureza é insubstituível. Esse tipo de experiência tem o poder de marcar a memória afetiva das crianças e despertar nelas um senso de responsabilidade pelo meio em que vivem", reforça Marcelo Lourenço Junior, agente ambiental da APA Petrópolis.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.