Mais de uma tonelada de alimentos impróprios para consumo é apreendida em casa de carnes de NiteróiDivulgação / SEDCON

Rio - Uma casa de carnes no Centro de Niterói, na Região Metropolitana, foi interditada durante uma fiscalização da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e Procon do Estado do Rio de Janeiro (Procon-RJ), nesta segunda-feira (2). Mil trezentos e sessenta e cinco quilos de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos no local.
Entre os produtos apreendidos estão alguns com prazo de validade expirado, como linguiça portuguesa, presunto fatiado e contrafilé; sem identificação quanto à data de manipulação e validade, como carnes de segunda, frango e linguiça; sem especificação na área de vendas; e sem barreiras de proteção, permitindo o livre manuseio pelo cliente, como carne seca, lombo salgado e mocotó.
"Os fiscais interditaram o local para preservar o material que será analisado posteriormente pelos órgãos responsáveis para entender os reais riscos que esses alimentos podem trazer à saúde e à vida do consumidor. Durante o ato fiscalizatório ficou constatada a impossibilidade de lacrar as ilhas (por não terem tampas) e, por medida cautelar, o estabelecimento fica interditado até que se conclua a análise dos órgãos competentes", explica o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
Durante a fiscalização, os agentes também encontraram outras irregularidades na parte estrutural, como pisos quebrados, sujeira e acúmulo de sangue no segundo piso e no elevador de mercadorias. A interdição do segundo andar é uma medida cautelar, para que seja feita uma limpeza, que deve ser comprovada junto ao órgão.