Torre alimenta a energia de alguns bairros da Zona OesteDivulgação
Balão atinge torre da Light em Jardim Sulacap
Incidente poderia ter interrompido o fornecimento de energia elétrica para 165 mil clientes, segundo concessionária
Rio – Um balão atingiu uma torre de linha de transmissão de Light, nesta quinta-feira (5), próximo à Estrada do Catonho, em Jardim Sulacap, Zona Oeste do Rio. Apesar dos riscos do ocorrido, não houve incêndio, e as próprias equipes da concessionária retiraram o artefato.
Segundo a Light, o incidente poderia ter interrompido o fornecimento de energia elétrica para 165 mil clientes, inclusive de regiões de Jacarepaguá, como a Taquara.
Soltar balões é crime no Brasil, com base na Lei de Crimes Ambientais, podendo ser enquadrado no Código Penal. A pena máxima é de três anos de reclusão. A Polícia Civil informou que, até o momento, não há registro de ocorrência com tais características na delegacia da área. A Polícia Militar não foi acionada.
Números em queda
Ainda de acordo com a Light, as ocorrências envolvendo balões na rede elétrica entre janeiro e maio de 2025 caíram 50% em relação ao mesmo período de 2024: dois registros e 768 clientes afetados contra quatro casos e quase 5 mil clientes impactados um ano atrás.
Dentre os transtornos que a queda de um balão na fiação pode causar, estão falta de energia, danos a equipamentos da rede e incêndios, principalmente em áreas de vegetação.
A concessionária pede que a população denuncie a soltura de balões nos seguintes canais:

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.