Evelen Laranja, ouvidora da secretaria de Proteção e Defesa dos Animais, posa com os selosDivulgação / Prefeitura do Rio/ Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos animais

Rio - A prefeitura do Rio anunciou, nesta quarta-feira (11), o relançamento do Selo Pet Friendly - Amigos dos Animais - para pessoas físicas e jurídicas. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município. A campanha irá certificar e reconhecer ações realizadas em benefícios aos animais domésticos feitas por empresas, bares, restaurantes, organizações e por pessoas físicas.

A novidade deste ano é o selo "Empresa Amiga do Animal", destinada a pessoas jurídicas que realizam doações a ONGs e abrigos que acolhem pets em situação de abandono.
Segundo a Secretaria Municipal de a Proteção e Defesa dos Animais, o intuito do selo é "incentivar as adoções de pets, promover doações ao Fundo de Proteção aos Animais e garantir o direito de ir e vir dos animais domésticos com seus rotores, que hoje fazem parte das famílias cariocas".
Para participar, informou a Prefeitura, a solicitação deverá ser feita através do Portal Carioca Digital.
Para tanto, é necessário comprovar, por meio de fotos e documentações, ações feitas em prol do bem-estar dos pets. O requerimento e a avaliação serão feitos por membros da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.
“Este selo é o reconhecimento por benfeitorias e dedicação à causa animal. É uma forma de a prefeitura incentivar os cuidados e respeito aos animais. Temos vivido tempos difíceis em que se vê muita crueldade contra os bichinhos. Então, as empresas e as pessoas que acolhem, que se dedicam à esta causa tão nobre merecem ser contempladas e reconhecidas”, analisou Luiz Ramos Filho, secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais.
Serão disponibilizados quatro categorias de selo: amigos dos animais (pessoas físicas e jurídicas), Bar e Restaurante Amigo dos Animais (locais que oferecem ambiente acolhedor), Empresa Amiga do Animal (CNPJs que oferecem doações de alimentos e medicamentos para ONGs) e, por fim, Pet Friendly destinado aos estabelecimentos que autorizam a permanência e a circulação dos pets pelo espaço estando acompanhado pelos seus tutores.
O selo "Amigo dos Animais" foi lançado em 2021 pelo decreto 49184 de julho, e era destinado a pessoas físicas e jurídicas, valendo por dois anos e renovável por mais dois. Em seguida, através da lei 7.633/2022, foi criado o selo "Bar e Restaurante Amigo dos Animais". Já no ano de 2023, com a lei municipal 8.007/2023, foi implementado o selo "Pet Friendly", que autoriza a circulação de pets e a permanência dos bichinhos com os tutores nos estabelecimentos.