Três canoas são inundadas na Baía de Guanabara na manhã desta quinta-feira (12)Reprodução / @niteroi.em_pauta

Rio - Três canoas foram atingidas pela ressaca do mar, na Baía de Guanabara, perto de Jurujuba, em Niterói. O acidente ocorreu na região chamada Boca da Barra, durante um treino de equipes de competição. Os 16 atletas envolvidos foram resgatados, todos sem ferimentos graves. Entre terça (10) e quinta-feira (12), a Marinha chegou a emitir um alerta de ressaca no litoral do Rio.

Em nota divulgada nas redes sociais, a empresa Fusão Va’a, responsável pelas embarcações, afirmou que antes do treino todos os remadores foram orientados a colocar coletes salva-vidas e evitar de passar da Boca da Barra devido as condições do mar, que estavam adversas.
No entanto, próximo à Fortaleza de Santa Cruz da Barra, uma das canoas foi atingida por uma série de ondas fortes, fazendo embarcação ser coberta. As outras duas voltaram para ajudar, mas também acabaram tomadas pela água.

Duas das canoas foram empurradas para perto da fortaleza, onde os ocupantes conseguiram sair da zona crítica, sendo ocorridos pelos militares. Já a outra embarcação, que foi levada para fora da Baía pela corrente, carregava cinco atletas, todos salvos pelo Corpo de Bombeiros e levados, em seguida, para o Forte do Rio Branco, sem ferimentos.

Segundo os Bombeiros, o quartel de Jurujuba foi acionado às 7h15. 

Em vídeo que circula nas resdes sociais, é possível ver os atletas remando contra as ondas, com som de apitos ao fundo.
A empresa responsável pelo treino também disse, no comunicado, que o episódio serviu como "aprendizado". Além disso, haverá uma reunião com os remadores para falar sobre o incidente e aprimorar os procedimentos de segurança.