Viúva de Carlson Gracie, Marly Gracie, e o filho, Carlson Gracie Jr durante a reinauguração da estátuaDivulgação / Conservação e Serviços Públicos
O monumento precisou ser retirado no final de maio para reparos, após vândalos furtarem a placa e danificarem a estrutura da peça, localizada em frente a uma delegacia na Rua Figueiredo Magalhães, também em Copacabana, onde Carlson deu aulas por 40 anos.
A peça foi recolocada em sua base nesta quinta-feira (12) com o auxílio de um caminhão da Coordenadoria Geral de Operações Especiais (CGOE).
O filho do homenageado, Carlson Gracie Jr., comemorou a revitalização. "Agora ele tem uma placa nova, e a estátua está muito mais firme. Acredito que vai ficar por muito tempo aqui. Dessa vez, não vai ser fácil danificar a obra. Meu pai é cidadão de Copacabana, onde sempre operou a academia dele. Não só o bairro, mas toda a equipe de luta, mundialmente, está muito agradecida", disse.
A viúva de Carlson, Marly Gracie, celebrou a preservação da memória da família. "Se ele fosse vivo, iria ficar lisonjeado de ver todos os amigos aqui. Estavam tentando roubar, levaram a placa, mas a prefeitura mandou preservar. Isso é muito importante", afirmou.
A estátua, inaugurada em 2019, foi desenvolvida pelo artista Edgar Duvivier em homenagem a Carlson Gracie, falecido em 2006. Reconhecido como um dos principais responsáveis pela formação de inúmeros campeões de jiu-jítsu, Carlson também teve papel fundamental na difusão do esporte ao redor do mundo.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.