Evento acontece na Praça de InhaúmaÉrica Martin / Agência O Dia

Rio – A 9ª edição do Arraiá do Alemão, tradicional festa junina na Praça de Inhaúma, Zona Norte do Rio, começou neste sábado (14) com muita música, danças e comidas típicas. O evento, que é gratuito e acontece até a noite de domingo (15), conta com uma apresentação da bateria da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, desfiles de quadrilhas e uma campanha de doação de agasalhos.
O musical 'Casamento do Alemão' é a principal novidade deste ano. A história conta sobre o casamento dos personagens Alemão e Misericórdia, que acaba virando uma grande confusão com revelações inesperadas e reviravoltas. O espetáculo acontece na tarde de ambos os dias da festa.
Entre as atrações que prometem agitar o público, estão os cantores Xandd Black, Deisy Medeiros, Cassiano Beija-Flor e os grupos Pique Novo e Caju Pra Baixo. A bateria da Imperatriz Leopoldinense toca às 21h30 deste sábado.
Os desfiles das quadrilhas acontecerão à noite. A dançarina Fabiana Leite, de 40 anos, faz parte do grupo Tucanada desde 2000 e atuará como noiva pela primeira vez, na apresentação que começa às 22h30. "Estávamos há dois anos sem dançar porque o nosso presidente passou por um tratamento de câncer. Esse ano, Graças a Deus, está melhor e estamos com um trabalho lindo para todos", afirmou.
A vendedora Andreza Delfino está com uma barraca de churros, crepes e milk-shakes pelo segundo ano no Arraiá do Alemão e espera vender bem nesta edição. "Nossa expectativa é de um movimento bem grande. É um arraial bem tranquilo, onde a família vem para se divertir, conversar. Então, a expectativa está bem alta, a equipe está bem animada e estamos com fé que já deu tudo certo", avaliou.
O evento também conta com uma campanha de arrecadação de calças, casacos, meias e toucas. "Com a chegada do frio, milhares de pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social precisam de apoio, e você pode fazer a diferença", afirma a organização.
Rene Silva, presidente da ONG Voz das Comunidades, que realiza a celebração, comentou a alegria em realizar mais uma festa junina na região. "Esse evento é muito importante porque fortalece nossos laços, movimenta a economia local e mostra pro resto da cidade que aqui também tem tradição, festa boa e talento de sobra."
Algumas vias da região foram interditadas para o evento. A Rua Padre Januário e a Praça Vinte e Quatro de Outubro estão fechadas desde 19h desta sexta-feira (13), e serão abertas às 10h da próxima segunda-feira (16), de acordo com a organização do Arraiá do Alemão, que conta com o apoio da RioTur e dos Ministérios da Cultura e Igualdade Racial.