A ação foi realizada por agentes da 166ª DP (Angra dos Reis)Divulgação/ Polícia Civil

Rio - Dois homens foram presos durante uma operação da Polícia Civil, na Rodovia Rio-Santos, em Angra dos Reis, Costa Verde do Rio. Um dos detidos é apontado como liderança da facção Comando Vermelho em Paraty e teria participação direta no assassinato de um rival ocorrido no domingo passado (8), no bairro Parque Mambucaba.
A ação foi realizada na sexta-feira (13) por agentes da 166ª DP (Angra dos Reis) com apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria de Segurança Municipal. A prisão aconteceu após trabalho conjunto de inteligência que investigava a morte de Matheus dos Santos, conhecido como Macuquinho. A vítima foi executada a tiros quando saía de casa para comprar refrigerante. Segundo a polícia, ele tinha ligação com o tráfico de drogas em Paraty e havia se mudado para Angra dos Reis por conta de ameaças de uma facção rival.
Durante a abordagem ao veículo dos suspeitos, os policiais encontraram munições, um carregador de pistola, além de pinos de cocaína e tabletes de maconha escondidos no painel e sob o carpete do carro. A dupla foi presa em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
De acordo com a investigação, um dos presos é considerado "homem de guerra" da facção criminosa, responsável por liderar ações armadas contra grupos rivais. Ele teria participado diretamente do homicídio de Macuquinho e utilizado o mesmo veículo que foi interceptado na operação. Com base nas provas reunidas, a Justiça decretou a prisão temporária do suspeito por homicídio qualificado.
As investigações continuam para esclarecer todas as circunstâncias do crime e identificar outros envolvidos na execução.