Beth Carvalho também esteve no desfileArquivo O Dia

Rio - Escolas de samba prestaram homenagem a Bira Presidente através das redes sociais. Fundador do Cacique de Ramos e um dos criadores do Fundo de Quintal, o artista faleceu aos 88 anos, no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, em decorrência de complicações relacionadas ao câncer de próstata e ao Alzheimer.
A Estação Primeira de Mangueira, escola pela qual Bira desfilou em 2012, em homenagem ao Cacique de Ramos, foi uma das primeiras a manifestar seu pesar nas redes sociais.
"A Estação Primeira de Mangueira, em nome da presidenta Guanayra Firmino, lamenta o falecimento de um dos expoentes do nosso samba: Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente. Revolucionário, Bira foi um dos responsáveis pela consolidação do samba e a transformação das rodas de samba do subúrbio do Rio. O pandeiro silenciou, mas sua obra e sua história estão cravados no coração de cada sambista. Nosso abraço fraterno aos familiares, amigos e parceiros", publicou a escola.
A União da Ilha do Governador também publicou um texto nas redes prestando condolências a familiares e amigos.
"Com profunda tristeza, o mundo do samba se despede de um dos grandes nomes: Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e um dos criadores do grupo Fundo de Quintal. Referência eterna da nossa cultura, sua alegria, voz marcante e legado vão ecoar para sempre nos nossos corações e nas rodas de samba por todo o Brasil. Obrigado por tanto, Bira! Que os tambores toquem em sua homenagem no céu", escreveu a agremiação.
O Império Serrano relembrou a relação de Bira com a escola e publicou um trecho do depoimento emocionado que o sambista concedeu à escola em homenagem à Arlindo Cruz, além do texto prestando condolências aos familiares.
"O Império Serrano e o mundo do samba amanheceu, neste domingo, com a triste notícia do falecimento de Ubirajara Félix do Nascimento. Além da genialidade musical e do carisma que o consagraram, Bira carregava uma relação especial com o Império Serrano. Nascido em 23 de março, mesma data de fundação da nossa escola, ele nunca escondeu o orgulho de compartilhar o aniversário com o Reizinho. Em 2023, durante a produção visual do enredo “Lugares de Arlindo”, concedeu um depoimento emocionado, deixando registrada essa conexão em forma de carinho e história. Nos despedimos com gratidão por sua trajetória e legado imenso. À família, amigos e admiradores, nosso abraço fraterno e solidariedade. O samba perde um pilar, mas Bira seguirá vivo em cada coração", postou o Império Serrano.
A Portela também foi uma das escolas que prestou homenagem publicando um bonito texto em suas redes sociais.
"A Portela lamenta profundamente o falecimento do querido Bira Presidente, membro e fundador do grupo Fundo de Quintal. Sempre com seu pandeiro e um carisma ímpar, Bira enraizou seu talento e encantou o todos com os sucessos de “O Show Tem Que Continuar”, “A Amizade” e “Do Fundo do Nosso Quintal”. O presidente Junior Escafura, a Vice-presidente Nilce Fran e toda a família portelense se solidarizam com os familiares, amigos e fãs do querido Bira Presidente. Descanse em paz, Bira!", publicou.