Giulia Krystal Compan de Brito Nascimento vai responder por estelionato e organização criminosaReprodução
Mulher é presa em flagrante tentando aplicar golpe do empréstimo em São Gonçalo
Giulia Krystal Compan de Brito Nascimento fazia parte de quadrilha e recebia pagamento proporcional aos valores obtidos com as fraudes
Rio - Uma mulher foi presa em flagrante, nesta segunda-feira (16), por aplicar o golpe do empréstimo em idosos. Giulia Krystal Compan de Brito Nascimento fazia parte de um esquema especializado em fraudes eletrônicas e acabou detida em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, quando tentava cometer o crime. A acusada vai responder por estelionato e organização criminosa.
Em depoimento na 78ª DP (Fonseca), Giulia contou ter sido cooptada por uma amiga de Senador Camará, na Zona Oeste, para participar do que chamou de "trabalho errado", pelo qual receberia pagamento proporcional aos valores obtidos com as fraudes. Após o contato com responsáveis pela quadrilha ter sido intermediado pela mulher, identificada como Nathalia, a presa passou a receber ordens de um homem identificado apenas como Rafael, que se apresentava com nomes falsos e determinava que ela também usasse identidade falsa.
Giulia relatou ainda que recebia instruções por telefone de pessoas que chamava de "gerentes", que forneciam um celular com chip próprio e os dados dos idosos com vínculo no INSS. Para aplicar a fraude, ela ia até casa das vítimas, conseguia acesso aos aplicativos bancários nos celulares delas e as vinculava à ferramenta "Meu INSS", para abrir conta e solicitar empréstimo consignado. Para enganar as pessoas, a mulher e os comparsas alegavam que a visita era para cadastro no programa Auxílio Gás, o "Vale Gás".
Na segunda-feira, Giulia foi surpreendida por policiais civis na casa de uma das vítimas contra quem já havia tentado aplicar o golpe, em São Gonçalo. Ela voltou ao local para finalizar a fraude, mas acabou presa em flagrante, momentos depois de acessar o celular da vítima. A investigada ainda confessou ter tentado cometer o mesmo crime em um morador de Niterói. Os agentes apreenderam os telefones que estavam com ela, que vão passar por perícia.
Na delegacia, a presa informou que o escritório da quadrilha ficava em Senador Camará, onde as equipes encontraram o imóvel recentemente esvaziado, com indícios de que os ocupantes haviam saída momentos antes da chegada da polícia. No local, foram encontrados diversos cartões do Vale Gás, além de anotações do planejamento e execução das fraudes. As investigações seguem para identificar todos os membros da quadrilha, que vão responder por estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa.
O delegado titular da distrital, Gabriel Poiava, alertou sobre o risco da abordagem desses criminosos, especialmente contra idosos. "Tomem cuidado com esse tipo de abordagem. Geralmente eles tentam se aproveitar de pessoas idosas, se fazendo passar ou por funcionários de prefeitura, de benefícios sociais, para conseguir acessar o aparelho celular das vítimas e conseguir esses empréstimos bancários. Caso haja suspeita nessa abordagem, comuniquem imediatamente à polícia, à delegacia mais próxima da sua casa. E evitem que essas pessoas entrem na sua residência".

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.