Bira trabalhou por décadas como servidor público, mas pediu exoneração do cargo para se dedicar à carreira artísticaReprodução / Instagram

Rio – A missa de sétimo dia do sambista Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e do grupo Fundo de Quintal, acontecerá neste sábado (21), às 15h, no Santuário da Basílica de Nossa Senhora da Penha, Zona Norte do Rio. A cerimônia, aberta ao público, contará com a presença de familiares do músico, como as filhas Karla Marcelly e Cristhian Kelly, além de integrantes do bloco e amigos.
O artista morreu no último sábado (14) no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, em decorrência de complicações relacionadas ao câncer de próstata e ao Alzheimer. O enterro aconteceu no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na última segunda (16).
Trajetória
Ubirajara Félix do Nascimento começou a frequentar rodas de samba ainda na infância. Em 20 de janeiro de 1961, fundou o Grêmio Recreativo Cacique de Ramos, bloco que revelou nomes como Almir Guineto, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e muitos outros bambas.
Bira trabalhou por décadas como servidor na administração pública federal e do estado do Rio, mas pediu exoneração do cargo para se dedicar totalmente à carreira artística. No fim da década de 1970, criou o Fundo de Quintal, grupo que se tornou uma das maiores referências do samba brasileiro.